WhatsApp Image 2023 11 10 at 07.04.54
➡️ A #SemanaDaConsciênciaNegra (#SCN) está sendo preparada, promete ser um megaevento, com uma programação especial com temas que tratam da produção cultural e miscigenação racial, prevenção e combate ao racismo, diversidade, representatividade da mulher negra, entre outros. Teremos eventos presenciais, mas também remoto.

Vem dar uma espiadinha na programação preliminar:

✅ Prevenção e Combate ao Racismo na #Unifesp
- A atividade para orientar sobre como são recebidas as denúncias de casos de racismo ocorridos da Unifesp e qual tratamento é dado para essas manifestações. Ação do Campus Reitoria será na modalidade remota.

✅ Mulheres Negras na Engenharia
- A atividade tratará da representatividade das mulheres negras na área de atuação da Engenharia. Ação do Campus Diadema será na modalidade remota.

✅ Quilombagem: da memória à história pública
- A atividade tem como foco o Quilombagem e escola, projeto que promove saberes em História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Ação do Campus Baixada Santista será presencial.

✅ Descolonização dos Currículos de Cursos da Área da Saúde: experiências e desafios atuais
- A atividade compartilhará estratégias na consolidação de marcos curriculares para o estudo das relações étnico-raciais no Brasil nos contextos da saúde. Ação do Campus São Paulo (EPE) será na modalidade remota.

✅ Semana da Consciência Negra: Vivências de mulheres negras na área da saúde
- A atividade traz mulheres negras profissionais da área da saúde para falar de suas vivências. Ação do Campus São Paulo (EPM) será presencial.

✅ Diálogos entre Machado de Assis e Racionais Mc’s: o retrato da miscigenação no Brasil
- A atividade buscará refletir sobre as pautas étnicos-raciais no Brasil, por meio dos escritos de Machado de Assis e canção do Racionais Mc’s. Ação do Campus Guarulhos será presencial.

✅ Despertando Consciências: direitos humanos, negritude e diversidade de gênero
- A atividade abordará direitos humanos, identidade negra na sociedade, a diáspora africana e a cultura afro-brasileira. Ação do Campus Guarulhos será na modalidade remota.

Acesse: consciencianegra.unifesp.br