Evento busca articular os saberes emergentes das lutas com a produção acadêmica objetivando qualificar a trajetória e a atuação das várias militâncias e ativismos em direitos humanos. Destas lutas emergem um rico conhecimento em torno de concepções sobre uma vida digna. São saberes específicos, sobre o cotidiano das organizações, dos movimentos, das ações e da elaboração das formas de como lidar com as estruturas de violência históricas presentes na sociedade e, em especial, no Estado brasileiro. A isso se soma o conhecimento e papel da comunidade tradicional de terreiro no processo de construção de identidades, da história e dos conceitos de direitos humanos.
Objetivos:
O curso “Direitos Humanos e Lutas Sociais” objetiva promover a formação qualificada, em especial, de ativistas em direitos humanos. Busca-se compreender os processos de construção nos terreiros de candomblé e estratégias pelos quais os direitos se efetivam e suas múltiplas relações. Fomentar o percurso de aprendizagem apoiado na história do país, considerando sua estrutura capitalista, colonialista, patriarcal e escravocrata, o que implica em uma sociedade racista, feminicida e etnocida.
Amparar o conteúdo e a aprendizagem nos saberes específicos e locais oriundos das experiências de lutas sociais e de movimentos de direitos humanos, incluindo aí as comunidades tradicionais de terreiros de matrizes africanas.
A atividade será aberta pelo Tata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno), dirigente tradicional do Terreiro de Candomblé Nzo Tumbansi e coordenador geral do ILABANTU e contará com a presença da Professora Doutora Raiane Patrícia Severino Assumpção, pró-reitora de Extensão e Cultura, o pró-reitor adjunto da Proec, Magnus Regios Dias da Silva, além de quatro professores do curso.
Serviço:
Tema: “O Papel da Comunidade de Terreiro no Processo de Construção de Identidade”
Local: Nzo Tumbansi – ILABANTU
Data: 16 de novembro de 2019
Horário: da 10:00 às 16:00 horas
Das 13 às 14:00 horas – Intervalo para Almoço
Rodovia Armando Salles, 5205 – Recreio Campestre – Itapecerica da Serra/SP