Nota sobre Mobilidade Acadêmica para Primeiro Semestre de 2021

Diante da atual conjuntura da COVID-19, informamos que não serão todos os cursos de graduação da Unifesp que receberão pedidos de mobilidades acadêmicas para o 1º semestre de 2021. Abaixo, segue a lista de cursos e a sua situação.

IMPORTANTE: os pedidos seguirão fluxo normal, conforme informações logo abaixo, e deverão ser enviados pelas IES para o setor de mobilidade acadêmica da Unifesp via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Ressaltamos que a análise e o deferimento dos pedidos estarão condicionados às decisões relativas ao calendário de funcionamento do primeiro semestre de 2021.

Prazo para envio da documentação: até 30/11/2020.

CURSO DE GRADUAÇÃO MOBILIDADE ACADÊMICA
TERAPIA OCUPACIONAL ABRIRÁ DUAS VAGAS

---------------------------------------------

Orientações para Estudantes de outra Universidade

A UNIFESP recebe, em suas dependências, estudantes de outras Universidades Federais, por meio do convênio ANDIFES, para realizar período de estudos (conforme disponibilidade), devendo o estudante (através da Instituição de Origem) encaminhar os documentos exigidos para análise do pedido à Pró-Reitoria de Graduação (endereço no rodapé da página) via Correios ou via e-mail.

Requisitos para se Candidatar ao Programa:

• estar regularmente matriculado em curso de graduação da IFES participante do convênio ANDIFES;
• ter concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem;
• ter no máximo (2) duas reprovações acumuladas nos dois períodos que antecedem o pedido de mobilidade.

Link do Convênio ANDIFES: clique aqui.

Os documentos exigidos para análise do pedido são:

1. Carta de apresentação, timbrada e assinada pela Instituição de Origem, contendo pedido formal de análise da Mobilidade Acadêmica endereçada ao Pró-Reitor de Graduação da UNIFESP e ao Coordenador do Curso pleiteado.
2. Carta ou formulário oficial timbrado e assinado pela Instituição de Origem contendo as disciplinas pleiteadas para a Mobilidade Acadêmica.
3. Histórico Escolar do estudante atualizado.
4. Grade curricular das disciplinas do Curso da Instituição de Origem do estudante;
5. Conteúdo Programático (Ementas), da Instituição de Origem do estudante, das disciplinas pleiteadas.
6. Carta do estudante (1 lauda) com justificativa do interesse em requerer Mobilidade Acadêmica na UNIFESP (Caso o Curso selecionado tenha mais de um turno, por gentileza, indicá-lo no processo. Exemplo: Integral ou Noturno).

CALENDÁRIO

A instituição de origem do estudante deverá encaminhar o(s) pedido(s) de Mobilidade Acadêmica conforme o cronograma a seguir:

• para 2019/2: A UNIFESP receberá documentos com data de postagem até 31 de maio de 2019;
• para 2020/1: A UNIFESP receberá documentos com data de postagem até 31 de outubro de 2019;
• para 2020/2: A UNIFESP receberá documentos com data de postagem até dia 31 de maio de 2020;

Para pedidos de renovação de Mobilidade Acadêmica:

• O prazo segue o mesmo calendário para novos pedidos.
• Documentação a ser enviada: Conteúdo Programático (Ementas), da Instituição de Origem do estudante, das disciplinas pleiteadas e Carta do estudante (1 lauda) com justificativa do interesse em renovar a Mobilidade Acadêmica na UNIFESP.

Obs: É necessário atentar-se à documentação solicitada, bem como ao prazo estabelecido, pois, caso não seja enviada a documentação completa no prazo estipulado pela UNIFESP/ANDIFES, a solicitação será automaticamente indeferida.

Os documentos deverão ser encaminhados aos cuidados do setor de Estágio e Mobilidade: via Correios para a Rua Sena Madureira, 1500 - 1º andar - São Paulo - SP - CEP 04021-001; ou via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A resposta do pedido encaminhado dentro ao prazo estabelecido pela UNIFESP será encaminhada diretamente à Instituição de Origem do estudante. Caberá a ela informar o estudante sobre o deferimento, ou não, do pedido. Ao término da Mobilidade Acadêmica, será encaminhada à Instituição de Origem do estudante a documentação comprobatória das disciplinas cursadas durante o período.

ATENÇÃO:

- Ao ser deferida a Mobilidade Acadêmica, o estudante deverá enviar Apólice de Seguro contra Acidentes Pessoais Estudantis, podendo ser a que sua IES oferece ou ser contratado de forma particular.
- Por regra da Comissão do Curso de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, o Curso de Medicina não recebe alunos para realização de Mobilidade Acadêmica Andifes durante o período do Internato (5º e 6º anos) ou para as disciplinas do Internato na Unifesp. Os alunos que estão em internato poderão se candidatar à realização de disciplinas opcionais do seu internato na Unifesp como Estágio Curricular Obrigatório. Para saber mais
clique aqui.