Simpósio da Graduação

Teve início nesta terça feira, 26, o Simpósio da Graduação, primeira atividade que reúne a apresentação de todos os trabalhos de graduação, extensão, iniciação científica e iniciação à gestão.

A atividade continua nos dias 27 e 28 de agosto, no prédio dos anfiteatros (Rua Botucatu, 862 - campus São Paulo). Lembramos que as aulas foram suspensas e que todos os campi terão transporte para possibilitar a participação integral dos estudantes de todos os campi.

Trata-se de iniciativa pioneira, que permite a integração e o conhecimento da diversidade que a Unifesp hoje tem e que faz parte de uma única Universidade.
As inscrições podem ser feitas no local.
Todos devem participar e aproveitar. A iniciativa é de todas as Pró-Reitorias e Diretorias.

"É com enorme satisfação que a Pró-Reitoria de Graduação vê hoje congregados nestes três dias de Simpósio os estudantes, os docentes e os servidores técnicos que trabalharam ao longo do último ano em todos os programas institucionais que, de formas distintas, mas igualmente importantes, vêm contribuindo para propiciar uma formação sólida e ampla e para democratizar e produzir novos e significativos conhecimentos no âmbito da graduação da Unifesp.
Gostaria de agradecer, em nome da Profa. Ieda Longo e do servidor Marcello Almeida, o empenho e a dedicação de toda a comissão organizadora deste evento e da equipe da ProGrad. Em nome da Magnífica Reitora, a Profa. Soraya Smaili, gostaria de agradecer e compartilhar o prazer desse momento com as Pró-reitorias envolvidas, e gostaria de saudar os coordenadores, os docentes, os servidores técnicos, os estudantes bolsistas e os que trabalharam de forma voluntária juntos aos programas de iniciação científica (o PIBIC e a IC institucional), de iniciação em tecnologia e inovação (PIBIT), bolsas de extensão (PIBEX), iniciação à gestão (BIG), programa de Monitoria, de educação tutorial (PET-Educação), de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), de iniciação à docência (PIBID), os Jovens Talentos para a Ciência e o programa de Aperfeiçoamento Didático (PAD). A vocês digo hoje com muito orgulho: "Nós estamos juntos".
Na Prograd, acreditamos que a graduação não é apenas a base que sustenta o futuro da Universidade, mas, que da formação que a Unifesp oferece hoje a seus estudantes nas mais variadas áreas do conhecimento, virá a qualidade de profissionais e pesquisadores que o país tanto precisa.
Nesses três dias de evento, será possível verificar que a qualidade de nossa graduação não se resume às boas atividades em sala de aula oferecidas pelo nosso competente corpo docente, mas é fruto do que foi qualitativamente incorporado em distintos momentos de formação por aqueles que certamente continuarão construindo esta Universidade no futuro. Qualidade técnica, científica e cultural, sem dúvida, mas fundamentalmente qualidade humana, ética, visão social e espírito público.
Em vista dos objetivos de iniciar a ciência e a docência na graduação, de iniciar experiências de trabalho e de extensão em locais acadêmicos e fora deles - o que torna tão importante este evento -, saibam que este momento é singular, é a oportunidade de estudantes das distintas áreas e com diferentes perfis de mostrar o resultado de seu ano intenso de trabalho e principalmente de trocar ideias entre si, com docentes dos vários
cursos e com toda a comunidade unifespiana. Este é o espírito universitário e é assim que estamos juntos fazendo da Unifesp uma verdadeira Universidade!
Uma universidade do saber, da liberdade de pensamento e expressão, que busca realizar o seu propósito, construindo a possibilidade de um futuro melhor e de um país justo. Aproveito para lembrar a todos que após este Simpósio o próximo importante encontro desta Universidade será o Congresso da Unifesp, que ocorrerá entre 03 e 05 de novembro, momento aberto à participação de toda a comunidade e que nos permitirá compreender, discutir e elaborar propostas de reforma do estatuto e do regimento da universidade pensando nos desafios do presente e do futuro.
Professores, estudantes e técnicos de todos os Campi da Unifesp, esperamos que nesses três dias vocês trabalhem muito, troquem muitas ideias e se disponham a ousar.
Boas vindas e muito obrigado!"

Profa. Dra. Maria Angélica Pedra Minhoto
Pró-Reitora de Graduação