Comissão Institucional de Iniciação Científica

CAMPUS TITULAR SUPLENTE
COORDENADORA Profa. Dra. Isabel Marian Hartmann de Quadros
BAIXADA SANTISTA Profa. Dra. Luciana Le Sueur Maluf Profa. Dra. Marcia Regina Nagaoka
BAIXADA SANTISTA Profa. Dra. Paula Christine Jimenez
DIADEMA Prof. Dr. Igor Tade Lazzarotto Bresolin Prof. Dr. Wagner Luiz Batista
ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM Profa. Dra. Erika de Sá Vieira Abuchaim Profa. Dra. Dulce Aparecida Barbosa
ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA Profa. Dra. Cristiane Damas Gil Profa. Dra. Cristina Muccioli
GUARULHOS Profa. Dra. Arlenice Almeida da Silva Profa. Dra. Sueli Salles Fidalgo
OSASCO Prof. Dr. Chariston Andre Dal Belo  Profa. Dra. Elisa Thomé Sena
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Prof. Dr. Rossano Lang Carvalho Prof. Dr. Bruno Yuji Lino Kimura
ASSISTENTE PROGRAD Marcello de Almeida

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC

O Programa PIBIC é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior, visando contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional, para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação, incentivar as instituições à formulação de uma política de iniciação científica, possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação, qualificar alunos para os programas de pós-graduação, estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI

O PIBITI foi criado no sentido de estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, visando contribuir para a formação e engajamento de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País, para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação, incentivar as instituições à formulação de uma política de iniciação científica, possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação, qualificar alunos para os programas de pós-graduação, estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF)

O Programa PIBIC nas Ações Afirmativas é uma ação que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas universidades. Seu objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica. Este Programa está inserido no PIBIC e é resultado de uma parceria entre a Subsecretaria de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SUBPAA / SEPPIR-PR e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia – CNPq / MCT.