2024/2025- Resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

À comunidade acadêmica,

Este ano recebemos um número recorde de propostas para os editais PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI, o que demandou um trabalho diligente e cuidadoso das comissões de área, que organizaram as propostas recebidas após os pareceres dos/as assessores/as Ad-hoc, e agruparam as propostas de acordo com os critérios previstos nos editais. No total, recebemos mais de 830 propostas para os três programas, das quais 493 foram recomendadas com nível de Prioridade 1 (P1), que são propostas consideradas de mérito acadêmico e prioritárias para atendimento das bolsas.

Contudo, as cotas institucionais de bolsas do CNPq para a Unifesp foram: 319 bolsas PIBIC, 11 bolsas PIBIC-Af, 76 bolsas PIBITI. Entramos com pedido de recurso junto ao CNPq, justificando a alta demanda e necessidade institucional por mais bolsas, e seguimos aguardando o resultado dos recursos, mas dificilmente conseguiremos bolsas suficientes para contemplar a todas as propostas avaliadas como P1.
     Assim, após reunião extraordinária realizada com a Comissão Institucional de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, foi deliberado que a distribuição de bolsas se dará da seguinte maneira:
- prioridade para atendimento de propostas P1 do programa PIBIC-Af (além das 11 bolsas do CNPq, propostas foram atendidas com bolsas institucionais com recursos da própria universidade);
- atendimento das propostas PIBITI com a cota de bolsas do CNPq direcionadas ao Programa;
- atendimento PARCIAL das propostas P1 do PIBIC com a cota de bolsas do CNPq (mais algumas bolsas institucionais com recursos da própria universidade), considerando o critério descrito abaixo.
O critério utilizado para atendimento das bolsas P1 foi contemplar uma maior quantidade de orientadores com bolsas dos diferentes programas. Assim, foi dada preferência e prioridade a propostas PIBIC de orientadores/as que não haviam sido contemplados com bolsas dos programas PIBIC-Af ou PIBITI. Ressaltamos que este foi um critério de demanda, definido pela Comissão Institucional, para contemplar a distribuição de bolsas dos programas institucionais para um maior número de orientadores/as na instituição.

As propostas PIBIC P1 que não foram contempladas neste primeiro momento foram classificadas como “NÃO CONTEMPLADO”, e terão prioridade de atendimento caso a Unifesp receba mais bolsas do CNPq, após os pedidos de reconsideração, assim como caso haja desistência por parte de bolsistas já contemplados.

ACESSE A LISTA AQUI!

**Propostas classificadas como “NÃO CONTEMPLADO” não precisam entrar com pedido de reconsideração, uma vez que já são propostas consideradas como P1, e terão prioridade de atendimento caso tenhamos bolsas disponíveis.

**Propostas classificadas como “INDEFERIDO”: orientador(a) deve solicitar o parecer da proposta e poderá solicitar reconsideração, de acordo com as orientações do edital.