2017 Agradecimentos

Profa Dra Maria Angélica Pedra Minhoto,

Profa Dra Isabel Hartmann de Quadros,

À Comissão Institucional do Programa de Iniciação Científica,

Aos Orientadores e orientandos.

Prezados (as),

Em março de 2012   a   convite do Prof. Miguel Jorge, então Pró-reitor de Graduação, a quem desde já agradeço, recebi a missão com enorme honra e muita responsabilidade para coordenar dentro da excelência de nossa instituição, o Programa de Iniciação Científica PIBIC, de Inovação Tecnológica PIBIT Programa de Iniciação Científica Ensino Médio-PIBIC-EM.  Minha missão maior seria coordenar o programa frente a nova realidade da Unifesp, que naquele momento já estava composta pelos 06 campi com mais de 10.000 graduandos e abrangendo todas as áreas do saber. Dessa maneira, com o objetivo de atendermos esta nova demanda criamos a Comissão Institucional do PIBIC com representantes de todos os campi, escolhidos pelas respectivas congregações.

No ano seguinte a Profa Dra Maria Angélica ao assumir a Pró-Reitoria de Graduação reiterou o convite para eu dar continuidade a nossa missão, dando todo apoio e permitindo que realizássemos um outro objetivo a informatização do programa que foi feito na época pela Sra. Lidiane Cristina Silva, que compunha o TI da Pró-Reitoria de Graduação e que hoje ocupa o cargo de pesquisadora institucional da Unifesp. Sem dúvida informatizar foi um marco importante pois já estávamos recebendo para a seleção aproximadamente 850 projetos. Além disso, a Profa Angélica   nos deu a oportunidade de reorganizarmos o Congresso PIBIC para o I Simpósio Acadêmico da Unifesp, integrando as apresentações dos graduandos sobre temas convergentes perpassando por todas as áreas do conhecimento. Sem dúvida, a Comissão do PIBIC teve papel fundamental para que esta estrutura funcionasse e fosse embrião para implantarmos o hoje consolidado Congresso Acadêmico da Unifesp, o qual tive oportunidade de presidir nas suas duas últimas edições e que aproveito o momento para agradecer não só e em especial a Profa Maria Angélica Pedra Minhoto como também a Magnifica reitora Profa. Dra Soraya Soubhi Smaili e aos Pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa Profa Maria Lúcia Formigoni, e de Extensão e Cultura Profa. Florianita Coelho Braga Campos, Planejamento Prof. Esper Cavalheiro, pela confiança.

Não posso deixar de nominar todos os componentes da Comissão de Iniciação Científica pelo apoio e trabalho da mais alta competência realizado em todos estes anos e que faço um parêntesis especial para citar os colegas e muitos amigos que fiz:  Profa. Dra. Glaucia Monteiro de Castro, Profa. Dra. Cristiane Gonçalves Da Silva, Profa. Dra. Juliana de Azevedo, Prof. Dr. Roque Machado de Senna, Profa. Dra. Rosely Erlach Goldman, Profa. Dra. Dulce Aparecida Barbosa, Profa. Dra. Eliane Beraldi Ribeiro, Profa. Dra. Denise de Freitas, Profa. Dra. Bianca Morganti, Prof. Dr. Bruno Konder Comparato, Profa. Dra. Luciana Massaro Onusic, Prof. Dr. Rossano Lang Carvalho, Prof. Dr. Bruno Yuji Lino Kimura, Prof. Dr. Eudes Eterno Fileti, Profa. Dra. Dayane Batista Tada, Profa. Dra. Márcia Barbieri, Profa. Dra. Regina Cláudia B. da Silva, Prof. Dr. Antonio Augusto Chaves, Profa. Dra. Flavia de Oliveira, Prof. Dr. Luciano Caseli, Prof. Dr. Norberto Gonçalves, Prof. Dr. Eduardo Machado, Prof. Dr. Jaime Rodrigues, Prof. Dr. Mauro Rovai, Profa. Dra. Patricia Siqueira Varela e a Profa Sonia Maria Oliveira de Barros.

Em todos estes anos esta comissão procurou atender e incentivar,  dentro dos critérios da meritocracia, nossos docentes, consagrados orientadores, expertises em suas  áreas  e os não menos expertises, mas em início de carreira iniciando sua trajetória de pesquisadores e orientadores a receber alunos de Iniciação Científica  estimulando nossos graduandos e o de outras instituições a participarem do programa e entenderem que a pesquisa científica é  fundamental para a formação de um  profissional  reflexivo e crítico em toda a sua abrangência. Não poderia deixar de agradecer aos assessores ad hoc e ao comitê formado por docentes, com representantes de todas as áreas, responsáveis pela seleção final das bolsas de iniciação científica.

Aos colaboradores da Pró-Reitoria de Graduação meu agradecimento, em especial a Cristiane Silva, Carla Marquezi, Larissa Bósoli aos componentes do TI por todo apoio durante toda a minha gestão.

Meu eterno e profundo agradecimento ao sr. Marcello de Almeida que foi e é responsável pelo funcionamento deste programa em sua plenitude. Aprendi muito com ele e agradeço pelo amigo que fiz.

Agradeço a Profa. Dra. Isabel Hartmann de Quadros pelo convite para continuar, porém ao assumir novos desafios dentro da Instituição não conseguiria com a mesma dedicação e responsabilidade coordenar que este importante programa.

Por fim, muito emocionada e já com nostalgia deixo a coordenação do PIBIC, porém com a certeza que nossos objetivos foram alcançados e a sensação de dever cumprido. Estou convicta que a continuidade do programa será coroada de êxito pois o mesmo será coordenado pela Profa. Dra. Déborah Sucheki excelente pesquisadora e que muito tem auxiliado nossa instituição em diferentes oportunidades a quem desejo todo o sucesso.

Muito Obrigada a todos!

Profa. Dra. Ieda Maria Longo Maugéri