Cursos de Especialização


Objetivos:
• Levar os participantes a estudar a História do continente africano em diferentes períodos históricos da Antiguidade ao mundo contemporâneo;
• Capacitar os participantes do curso a observar a matriz africana na constituição da sociedade brasileira;
• Capacitar professores da rede de ensino público e particular a discutirem os aspectos da África e da afro descendência em nossa sociedade.

Após o final do curso que os participantes sejam capazes de:
1. Compreender a especificidade da cultura africana em África;
2. Identificar a matriz africana como constituinte da identidade e da sociedade brasileira;
3. Compreender as relações entre Brasil e África a partir do conceito de mundo atlântico;
4. Buscar que os participantes do curso tenham pré-condições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e/ou sociais a partir do entendimento das relações mundo Atlântico, contribuindo assim para erradicação do preconceito e discriminação racial;
5. Preparar os participantes do curso enquanto multiplicadores nas redes públicas e particulares de ensino dos conteúdos desenvolvidos no curso.

Público Alvo:
Professores da educação básica de ensino (educação infantil, ensino fundamental ou médio) em exercício nas redes públicas, que tenham concluído o ensino superior, admitindo, também, candidatos provenientes da demanda social, diplomados em cursos superiores, que atendam às exigências das instituições de ensino superior ofertantes do curso, de acordo com o estabelecido na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Polos do estado de São Paulo
Total de matriculados: 150
Data prevista de início – 09/2026
Data prevista para lançamento edital alunos – 04/2026
 
Objetivos:
• Levar os participantes a estudar a História do continente africano em diferentes períodos históricos da Antiguidade ao mundo contemporâneo;
• Capacitar os participantes do curso a observar a matriz africana na constituição da sociedade brasileira;
• Capacitar professores da rede de ensino público e particular a discutirem os aspectos da África e da afro descendência em nossa sociedade.

Após o final do curso que os participantes sejam capazes de:
1. Compreender a especificidade da cultura africana em África;
2. Identificar a matriz africana como constituinte da identidade e da sociedade brasileira;
3. Compreender as relações entre Brasil e África a partir do conceito de mundo atlântico;
4. Buscar que os participantes do curso tenham pré-condições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e/ou sociais a partir do entendimento das relações mundo Atlântico, contribuindo assim para erradicação do preconceito e discriminação racial;
5. Preparar os participantes do curso enquanto multiplicadores nas redes públicas e particulares de ensino dos conteúdos desenvolvidos no curso.

Público Alvo:
Professores da educação básica de ensino (educação infantil, ensino fundamental ou médio) em exercício nas redes públicas, que tenham concluído o ensino superior, admitindo, também, candidatos provenientes da demanda social, diplomados em cursos superiores, que atendam às exigências das instituições de ensino superior ofertantes do curso, de acordo com o estabelecido na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

POLOS:

GUARULHOS SP
JD MODELO SP
SÃO JOÃO CLÍMACO
OSASCO
SP CIDADE AE CARVALHO

Objetivos: Articular a análise de comportamentos violentos, discriminatórios e preconceituosos manifestados na escola com contextos culturais, institucionais e sociais mais amplos, oferecendo subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de práticas alternativas, pautadas pelo convívio com a diferença, co-responsabilização e promoção do desenvolvimento humano.
Público Alvo: Professores e gestores da educação básica (educação infantil, ensino fundamental ou médio, educação de jovens e adultos) em exercício nas redes públicas de ensino do estado de São Paulo, que tenham concluído o ensino superior, admitindo, também, candidatos provenientes da demanda social, diplomados em cursos superiores, que atendam às exigências das instituições de ensino superior ofertantes do curso, de acordo com o estabelecido na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Polos do estado de São Paulo Total de matriculados: 142

Data prevista de início – 09/2026
Data prevista para lançamento edital alunos – 06/2026

Objetivos: Articular a análise de comportamentos violentos, discriminatórios e preconceituosos manifestados na escola com contextos culturais, institucionais e sociais mais amplos, oferecendo subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de práticas alternativas, pautadas pelo convívio com a diferença, co-responsabilização e promoção do desenvolvimento humano.
Público Alvo: Professores e gestores da educação básica (educação infantil, ensino fundamental ou médio, educação de jovens e adultos) em exercício nas redes públicas de ensino do estado de São Paulo, que tenham concluído o ensino superior, admitindo, também, candidatos provenientes da demanda social, diplomados em cursos superiores, que atendam às exigências das instituições de ensino superior ofertantes do curso, de acordo com o estabelecido na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

POLOS:

JD SÃO CARLOS
SP PARQUE BRISTOL
PARAISÓPOLIS
BERTIOGA
ITAPECERICA

Objetivos: Implantar e ofertar um curso de capacitação que contribua com a formação dos profissionais da educação básica e dos educadores sociais no sentido de provocá-los, motivá-los e subsidiá-los para a realização de práticas pedagógicas, criação de materiais didáticos e vivência de uma cultura dos direitos humanos no espaço da escola.
Público Alvo: Professores da educação básica de ensino (educação infantil, ensino fundamental ou médio) em exercício nas redes públicas, que tenham concluído o ensino superior, admitindo, também, candidatos provenientes da demanda social, diplomados em cursos superiores, que atendam às exigências das instituições de ensino superior ofertantes do curso, de acordo com o estabelecido na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Polos do estado de São Paulo Total de matriculados: 149
Objetivos:  Formar profissionais, em nível de especialização, no ensino de diversas áreas de conhecimento, com vistas a assegurar o direito à aprendizagem e a realização do projeto político-pedagógico da escola, a partir de um ambiente escolar que favoreça ao desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania;  Contribuir na qualificação do professor na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito de aprender com qualidade social;  Contribuir para a efetiva mudança da dinâmica da sala de aula, na perspectiva de que a busca, socialização e (re)construção do conhecimento sejam garantidas por meio de um processo de ensino e aprendizagem participativo e significativo;  Implementar o diálogo permanente com a sala de aula, com os conhecimentos que os professores das nossas escolas públicas estarão adquirindo/apreendendo e construindo nas nossas Universidades, conhecimentos tanto no que diz respeito à metodologia quanto aos conteúdos específicos de sua área;  Garantir a articulação entre os conhecimentos, metodologias e conteúdos acadêmicos, e os conhecimentos e práticas detidos pelos professores de nossas escolas.
Público Alvo: Professores da educação básica de ensino (educação infantil, ensino fundamental ou médio) em exercício nas redes públicas, que tenham concluído o ensino superior, admitindo, também, candidatos provenientes da demanda social, diplomados em cursos superiores, que atendam às exigências das instituições de ensino superior ofertantes do curso, de acordo com o estabelecido na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Polos do estado de São Paulo Total de matriculados: 155
Objetivo: Oferecer elementos de reflexão teórica para instrumentalizar as equipes de saúde, principalmente no atendimento básico, na compreensão e no trato das narrativas do adoecimento e do sofrimento, atentando para novas possibilidades de cuidado, mais humanizado, tendo em vista o dinamismo das relações humanas, promovendo, nos encontros cotidianos, a abertura da possibilidade de reavivar a potência intersubjetiva das narrativas na reconstrução de si e do outro.
Público alvo: Graduados de cursos da área da saúde. Profissionais da área da saúde que atuam na administração pública, dos três níveis do governo: federal, estadual/distrital e municipal, conforme prevê edital 09/2022 da UAB/CAPES. Polos do estado de São Paulo Total de matriculados: 183

Data prevista de início – 09/2026
Data prevista para lançamento edital alunos – 06/2026

Objetivo: Oferecer elementos de reflexão teórica para instrumentalizar as equipes de saúde, principalmente no atendimento básico, na compreensão e no trato das narrativas do adoecimento e do sofrimento, atentando para novas possibilidades de cuidado, mais humanizado, tendo em vista o dinamismo das relações humanas, promovendo, nos encontros cotidianos, a abertura da possibilidade de reavivar a potência intersubjetiva das narrativas na reconstrução de si e do outro.
Público alvo: Graduados de cursos da área da saúde. Profissionais da área da saúde que atuam na administração pública, dos três níveis do governo: federal, estadual/distrital e municipal, conforme prevê edital 09/2022 da UAB/CAPES.

POLOS:
SP JD PROMORAR
PERUÍBE
IGARAPAVA
JALES
SP PERUS

Ementa: Oferecer formação no nível de especialização área de interesse de formação em informática em saúde, saúde digital, telemedicina e telessaúde. Este curso está proposto para atender a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS) (BRASIL, 2021) e a Estratégia de Saúde Digital 2020-2028 (BRASIL, 2020), ambos do Governo Federal, ao oferecer à sociedade um curso formal de especialização dos agentes públicos e gestores da saúde na área de informática em saúde e saúde digital. Ainda, colabora na promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU, 2016) quanto à formação de pessoal especializado nas tecnologias da informação e comunicação para as metas da saúde pública.
Público Alvo: Agentes públicos e gestores com foco na saúde, pertencentes aos quadros da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, conforme prevê o edital 09/2022 da UAB/CAPES. Estados Polos: 1-Bahia 2-Ceará 3-Distrito Federal 4-Maranhão 5-Mato Grosso 6-Minas Gerais 7-Rio de Janeiro 8-Rio Grande do Norte 9-Rio Grande do Sul 10-São Paulo Total de Matriculados: 485

Data prevista de início – 05/2025
Data prevista para lançamento edital alunos – 02/2025

Objetivos: Oferecer formação no nível de especialização área de interesse de formação em informática em saúde, saúde digital, telemedicina e telessaúde. Este curso está proposto para atender a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS) (BRASIL, 2021) e a Estratégia de Saúde Digital 2020-2028 (BRASIL, 2020), ambos do Governo Federal, ao oferecer à sociedade um curso formal de especialização dos agentes públicos e gestores da saúde na área de informática em saúde e saúde digital. Ainda, colabora na promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU, 2016) quanto à formação de pessoal especializado nas tecnologias da informação e comunicação para as metas da saúde pública.
Público Alvo: Agentes públicos e gestores com foco na saúde, pertencentes aos quadros da administração pública federal, estadual, distrital e municipal.

POLOS:
BRAGANÇA PAULISTA-SP
JARDIM SÃO LOURENÇO
FORMOSA-GO ABREU
FORTALEZA-CE CENTRO
SÃO PAULO-SP JARDIM ESMERALDA
UBERLÂNDIA-MG BRASIL

Objetivos: Considerando as novas tendências teórico-metodológicas de configuração do currículo da educação básica, o curso de Especialização em Literaturas de Língua Portuguesa busca formar professores de língua portuguesa voltados para a inovação na sala de aula, ao mesmo tempo que, de forma crítica e responsável, possam refletir acerca de questões sobre o ensino das literaturas de língua portuguesa não apenas a partir de um contexto local ou nacionalista, mas, sim, a partir do âmbito mais abrangente da comunidade dos países de língua portuguesa. Esse professor precisará responder aos desafios educacionais inseridos no contexto mais abrangente, globalizado, em que o paradigma da hierarquia de culturas passa a ser substituído pelo paradigma da integração comunitária que rompe as barreiras das fronteiras nacionalistas.
Público Alvo: Professores da educação básica de ensino (educação infantil, ensino fundamental ou médio) em exercício nas redes públicas, que tenham concluído o ensino superior, admitindo, também, candidatos provenientes da demanda social, diplomados em cursos superiores, que atendam às exigências das instituições de ensino superior ofertantes do curso, de acordo com o estabelecido na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Polos do estado de São Paulo Total de matriculados: 142
Objetivo do Curso: O curso de especialização Prevenção ao Uso Indevido de Drogas é destinado à capacitação de educadores dos ensino médio e fundamental para a prevenção ao uso indevido de drogas no espaço escolar.
Público-alvo: Destina-se prioritariamente a professores da educação básica, em exercício nas redes públicas, que tenham concluído o ensino superior, admitindo, também, candidatos provenientes da demanda social, diplomados em cursos superiores, que atendam às exigências das instituições de ensino superior ofertantes do curso, de acordo com o estabelecido na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Polos do estado de São Paulo Total de Matriculados: 97

Data prevista de início – 09/2025
Data prevista para lançamento edital alunos – 06/2025

Objetivos: A proposta de compreender e intervir nos problemas de saúde que afetam as comunidades indígenas pressupõe o diálogo continuo com diferentes culturas, visando entender a visão de mundo, sistemas de cura e concepções do processo saúde doença. A saúde indígena é uma área em expansão no campo do ensino e pesquisa da saúde coletiva e está expressa enquanto uma política afirmativa que contempla as especificidades étnicas e culturais dos indígenas. Veio integrar-se ao Sistema Único de Saúde em 1999, por meio da organização dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Lei 9836/99). Nesse contexto, o preparo dos profissionais pode ser considerado estratégico para a viabilidade do subsistema indígena (SASISUS) que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente não existe nenhum preparo específico direcionado para esse tipo de trabalho nos currículos universitários, e os treinamentos oferecidos em serviço não conseguem abarcar uma demanda tão complexa e diversa. Este curso de especialização é oferecido desde 2007 e está em sua quarta oferta, tendo formado 350 especialistas em saúde indígena até o presente momento. Trata-se de uma pós-graduação lato sensu desenvolvida na modalidade de ensino a distância o que facilita o acesso dos profissionais de saúde que trabalham em todo o território nacional, muitas vezes em locais isolados.

Público Alvo: Profissionais universitários que trabalham ou pretendem trabalhar direta ou indiretamente com atenção à saúde dos povos indígenas no Brasil.

POLOS:

IRACEMA-RR CENTRO
ITABUNA-BA SÃO CAETANO
PEDRA BRANCA DO AMAPARI-AP CENTRO
SÃO PAULO-SP JARDIM NOVO PARELHEIROS
SÃO PAULO-SP JARDIM SANTA LUCRÉCIA