• Levar os participantes a estudar a História do continente africano em diferentes períodos históricos da Antiguidade ao mundo contemporâneo;
• Capacitar os participantes do curso a observar a matriz africana na constituição da sociedade brasileira;
• Capacitar professores da rede de ensino público e particular a discutirem os aspectos da África e da afro descendência em nossa sociedade.
Após o final do curso que os participantes sejam capazes de:
1. Compreender a especificidade da cultura africana em África;
2. Identificar a matriz africana como constituinte da identidade e da sociedade brasileira;
3. Compreender as relações entre Brasil e África a partir do conceito de mundo atlântico;
4. Buscar que os participantes do curso tenham pré-condições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e/ou sociais a partir do entendimento das relações mundo Atlântico, contribuindo assim para erradicação do preconceito e discriminação racial;
5. Preparar os participantes do curso enquanto multiplicadores nas redes públicas e particulares de ensino dos conteúdos desenvolvidos no curso.
Público Alvo:
Professores da educação básica de ensino (educação infantil, ensino fundamental ou médio) em exercício nas redes públicas, que tenham concluído o ensino superior, admitindo, também, candidatos provenientes da demanda social, diplomados em cursos superiores, que atendam às exigências das instituições de ensino superior ofertantes do curso, de acordo com o estabelecido na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Polos do estado de São Paulo
Total de matriculados: 150
Data prevista para lançamento edital alunos – 04/2026
• Levar os participantes a estudar a História do continente africano em diferentes períodos históricos da Antiguidade ao mundo contemporâneo;
• Capacitar os participantes do curso a observar a matriz africana na constituição da sociedade brasileira;
• Capacitar professores da rede de ensino público e particular a discutirem os aspectos da África e da afro descendência em nossa sociedade.
Após o final do curso que os participantes sejam capazes de:
1. Compreender a especificidade da cultura africana em África;
2. Identificar a matriz africana como constituinte da identidade e da sociedade brasileira;
3. Compreender as relações entre Brasil e África a partir do conceito de mundo atlântico;
4. Buscar que os participantes do curso tenham pré-condições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e/ou sociais a partir do entendimento das relações mundo Atlântico, contribuindo assim para erradicação do preconceito e discriminação racial;
5. Preparar os participantes do curso enquanto multiplicadores nas redes públicas e particulares de ensino dos conteúdos desenvolvidos no curso.
Público Alvo:
Professores da educação básica de ensino (educação infantil, ensino fundamental ou médio) em exercício nas redes públicas, que tenham concluído o ensino superior, admitindo, também, candidatos provenientes da demanda social, diplomados em cursos superiores, que atendam às exigências das instituições de ensino superior ofertantes do curso, de acordo com o estabelecido na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
POLOS:
GUARULHOS SP
JD MODELO SP
SÃO JOÃO CLÍMACO
OSASCO
SP CIDADE AE CARVALHO
Data prevista de início – 09/2026
Data prevista para lançamento edital alunos – 06/2026
POLOS:
JD SÃO CARLOS
SP PARQUE BRISTOL
PARAISÓPOLIS
BERTIOGA
ITAPECERICA
Data prevista de início – 09/2026
Data prevista para lançamento edital alunos – 06/2026
POLOS:
SP JD PROMORAR
PERUÍBE
IGARAPAVA
JALES
SP PERUS
Data prevista de início – 05/2025
Data prevista para lançamento edital alunos – 02/2025
POLOS:
BRAGANÇA PAULISTA-SP
JARDIM SÃO LOURENÇO
FORMOSA-GO ABREU
FORTALEZA-CE CENTRO
SÃO PAULO-SP JARDIM ESMERALDA
UBERLÂNDIA-MG BRASIL
Data prevista de início – 09/2025
Data prevista para lançamento edital alunos – 06/2025
Objetivos: A proposta de compreender e intervir nos problemas de saúde que afetam as comunidades indígenas pressupõe o diálogo continuo com diferentes culturas, visando entender a visão de mundo, sistemas de cura e concepções do processo saúde doença. A saúde indígena é uma área em expansão no campo do ensino e pesquisa da saúde coletiva e está expressa enquanto uma política afirmativa que contempla as especificidades étnicas e culturais dos indígenas. Veio integrar-se ao Sistema Único de Saúde em 1999, por meio da organização dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Lei 9836/99). Nesse contexto, o preparo dos profissionais pode ser considerado estratégico para a viabilidade do subsistema indígena (SASISUS) que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente não existe nenhum preparo específico direcionado para esse tipo de trabalho nos currículos universitários, e os treinamentos oferecidos em serviço não conseguem abarcar uma demanda tão complexa e diversa. Este curso de especialização é oferecido desde 2007 e está em sua quarta oferta, tendo formado 350 especialistas em saúde indígena até o presente momento. Trata-se de uma pós-graduação lato sensu desenvolvida na modalidade de ensino a distância o que facilita o acesso dos profissionais de saúde que trabalham em todo o território nacional, muitas vezes em locais isolados.
Público Alvo: Profissionais universitários que trabalham ou pretendem trabalhar direta ou indiretamente com atenção à saúde dos povos indígenas no Brasil.
POLOS:
IRACEMA-RR CENTRO
ITABUNA-BA SÃO CAETANO
PEDRA BRANCA DO AMAPARI-AP CENTRO
SÃO PAULO-SP JARDIM NOVO PARELHEIROS
SÃO PAULO-SP JARDIM SANTA LUCRÉCIA