Tese de Doutorado avalia o curso de Especialização em Gestão de Enfermagem da UAB I UNIFESP.

Foi defendida, em junho deste ano, a primeira tese de doutorado que teve como objeto um curso da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UNIFESP. A aluna Vera Lucia de Souza Alves, na obtenção de seu título como Doutor em Ciências, teve como professora orientadora a Profª. Drª. Isabel Cristina Kowai Olm Cunha – Coordenadora da Linha de Pesquisa Gestão, Gerenciamento e Educação em Saúde e Enfermagem e, como co-orientadora, a Profa. Drª. Elena Bohomol A tese intitulada: “Avaliação de curso de Especialização em Gestão em Enfermagem modalidade a distância sob a perspectiva dos discentes” aponta algumas perspectivas de avaliação do curso: a utilização do ambiente Moodle, o acolhimento dos professores e alunos pelos profissionais tutores, a adequação satisfatória dos suportes técnicos e recursos disponibilizados para as disciplinas oferecidas, entre outros pontos também importantes. Além de abordar o panorama histórico da Educação a Distância no ensino superior brasileiro, algumas reflexões importantes foram observadas em relação aos cursos que estão associados a área da Saúde e Enfermagem na modalidade EAD. A tese demonstra que os alunos apontam a contribuição do curso de forma efetiva para a atuação profissional dos enfermeiros e também evidenciam as competências adquiridas relacionadas à gestão. A avaliação geral dos cursos foi considerada excelente e ótima pelos discentes. Foram também abordados detalhadamente os seguintes aspectos do curso: caracterização dos discentes, local de acesso e horas de dedicação do aluno, ambiente e suporte técnico, expectativas do aluno em relação ao curso, disciplinas, coordenação, tutoria, professores, trabalhos de conclusão de curso, autoavaliação e avaliação geral.

Para conhecer a pesquisa completa: ALVES, Vera Lucia de Souza. Avaliação de Curso de Especialização em Gestão em Enfermagem Modalidade a Distância sob a perspectiva dos discentes - Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.