1º Seminário de EAD aponta grandes perspectivas de crescimento e o aprimoramento constante desta modalidade na Unifesp.

O 1º Seminário de Educação a Distância: Diretrizes para a implantação de cursos na UAB UNIFESP ocorrido em 19/09/2013 foi contemplado com inúmeros convidados ilustres que contribuíram para vislumbrarmos os futuros da EAD na UNIFESP, compartilhando inúmeras experiências, apresentações e discussões que puderam confrontar os planejamentos institucionais e a diversidade aplicada na condução prática e efetiva de cursos que puderam ser compartilhadas por seus coordenadores. Foram demonstrados os benefícios que as instituições públicas federais podem oferecer, por meio do Sistema UAB, aos alunos que apresentam necessidades de acolhimento e possibilidades de estudos e desenvolvimento pessoal e profissional em todo o território nacional.

Composição da mesa: João Carlos Teatini, Soraya Soubhi Smaili, Valeria Petri e Joane Vilela Pinto

Na cerimônia de abertura estava presente o diretor de educação a distância da CAPES, João Carlos Teatini , a secretária adjunta de educação do município de São Paulo, Joane Vilela Pinto, a reitora e a vice-reitora da UNIFESP, Soraya Soubhi Smaili e Valeria Petri, o secretário da SEAD, Alberto Cebukin, e os coordenadores da UAB na UNIFESP, Luciano Gamez e Cícero Inácio da Silva.

Secretária Adjunta Joane Vilela Pinto

A manhã do evento teve início com a secretária adjunta da Prefeitura de São Paulo, Joane Vilela Pinto, que ressaltou a satisfação e a importância da aproximação entre a prefeitura e a UNIFESP no oferecimento dos cursos na modalidade EAD que serão oferecidos nos 18 (dezoito) CEUs existentes em São Paulo.

Reitora Soraya Soubhi Smaili

A reitora e vice-reitora Soraya Soubhi Smaili e Valeria Petri, ressaltaram a importância e valorização da EAD na UNIFESP e o apoio que a instituição está evidenciando junto a SEAD.

Prof João Carlos Teatini

O professor João Carlos Teatini (CAPES) iniciou sua fala apontando as razões e as necessidades da implantação da EAD no Brasil e lembra o início da UAB em 2006 com os primeiros cursos oferecidos em 2008 pela UAB UNIFESP. Reforçou o papel prioritário do Sistema UAB na formação dos professores em exercício e apontou um crescimento em torno de 300.000 alunos nos últimos 5 anos. Reforça o grande interesse do Sistema UAB no desenvolvimento de novos programas educacionais de panorama nacional, salientou também a importância em se pensar uma educação combinada que articule a educação presencial e a distância.

Profa Rita Maria Lino Tarcia

Na sequência, a profa Rita Maria Lino Tarcia (UAB DIS UNIFESP), apresentou pontos importantes que refletiram os cenários e as práticas de EAD no país.

Prof Cícero Inácio da Silva

No início da tarde, os coordenares UAB UNIFESP, Luciano Gamez e Cícero Inácio da Silva, apresentaram um detalhamento histórico da UAB na UNIFESP, os parâmetros, questões e fluxos do sistema UAB na universidade e apontaram os 06 (seis) cursos em andamento na UNIFESP: Especialização em Gestão de Enfermagem, Gestão em Saúde, Cuidado Pré-Natal, Saúde Indígena, Educação Ambiental e Informática em Saúde. Apresentaram também os cursos que estão em planejamento e desenvolvimento: Gestão Pública e Gestão Pública Municipal, Educação em Direitos Humanos, Genero e diversidade na escola, Prevenção e uso indevido de drogas e Ensino de Filosofia. Os coordenadores também apontaram alguns importantes desafios como a institucionalização da EAD na UNIFESP e as ofertas de graduação e pós-graduação strictu sensu.
Apresentação em pdf dos Coordenadores UAB

Na continuidade, os coordenadores de cursos da UAB UNIFESP, apresentaram a gestão e a implantação de seus respectivos cursos na universidade.


Profa Paola Zucchi

A Profa Paola Zucchi, coordenadora do curso de especialização em Gestão Pública em Saúde, apresentou o início do curso na modalidade EAD na UNIFESP que aconteceu em 06 polos ofertado para 300 alunos e procurou detalhar os procedimentos de inscrição, seleção e formação dos alunos, analisando, dentre alguns pontos, o perfil de alunos, características dos materiais didáticos e aspectos que foram aperfeiçoados até a oferta do curso atual.
Apresentação em pdf do Gestão Saúde Pública

Profa Isabel Cristina Kowai Olm Cunha

O curso de especialização em Gestão de Enfermagem, também foi brilhantemente apresentado pela Profa Isabel Cristina Kowai Olm Cunha que relatou o início do curso ofertado em 11 polos num total de 550 vagas destinados aos alunos que prioritariamente necessitavam desenvolver sua qualificação profissional. Dentre os pontos importantes desenvolvidos, a coordenadora ressaltou a participação, qualificação, acompanhamento dos tutores presenciais e a distância, bem como a criação de aulas mais interativas.
Apresentação em pdf do Gestão Enfermagem


Profa Claudia Barsottini

A Profa Claudia Barsottini, coordenadora atual do curso de Informática em Saúde, relatou rapidamente o histórico do curso na universidade e ressaltou os principais aspectos de análise e características de desenvolvimento do curso em oferta atual.

Profa Lavínia Santos Oliveira

O curso de especialização em Saúde Indígena, curso único na América Latina, foi apresentado pela coordenadora Profa Lavínia Santos Oliveira que atualmente apresenta 250 alunos matrículados na oferta atual, abordou pontos muito importantes que podem fortalecer a modalidade EAD na UNIFESP: ambientes de trocas de experiÊncias pelos tutores, um maior número de encontros presenciais com os alunos, aprimoramento da ferramenta “fórum” nos ambientes virtuais de aprendizagem favorecendo a construção do aprendizado coletivo, inserção de maior número de vídeo aulas e webconferências.
Apresentação em pdf do Saúde Índigena

No encerramento, os coordenadores da UAB UNIFESP, abriram as questões ao público e, junto aos coordenadores, as questões e trocas de experiências foram contempladas, evidenciadas e valorizadas para a criação e o direcionamento do 2º Seminário de Educação a Distância que acontecerá num próximo momento oportuno.