Making of das filmagens dos materiais didáticos do PREVINA da UNIFESP.

Aconteceu nos dias 01 e 04 de outubro de 2013 a filmagem realizada pela equipe de audiovisual da Universidade Aberta do Brasil UAB na UNIFESP. Foram produzidas e gravadas as principais cenas que farão parte dos materiais didáticos do curso PREVINA (Prevenção ao Uso Indevido de Drogas).

O PREVINA é um curso de Especialização em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, é uma proposta do CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), apoiada pela UAB da UNIFESP e financiado pela CAPES, que será desenvolvida em universidades federais do Brasil, sobre a temática da prevenção ao uso indevido de drogas. O objetivo principal do curso é proporcionar diferentes perspectivas teóricas e científicas sobre o fenômeno do “uso de drogas” e, a partir do embate de distintas abordagens epistemológicas, desenvolver uma reflexão mais profunda sobre o tema, evitando, com isso, a disseminação de uma concepção de viés emocional e/ou ideológico e, ainda, o empobrecimento das análises acerca deste fenômeno complexo.

O CEBRID (http://www.cebrid.epm.br/index.php) é o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, que funciona no Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). É uma entidade sem fins lucrativos e existe exclusivamente para ser útil à população. Para cumprir esta função, o CEBRID organiza pesquisas e reuniões científicas sobre o assunto drogas, publica livros e levantamentos sobre o consumo de drogas entre estudantes, meninos de rua, etc., mantém um banco de trabalhos científicos brasileiros sobre o abuso de drogas e publica boletins trimestralmente. (informações retiradas do site de divulgação do CEBRID em 10 de outubro de 2013).