Mais de 500 alunos conseguem diploma de pós-graduação por meio de polos da UAB

Cerca de 500 alunos entre professores da rede pública, profissionais da saúde e jovens estudantes obtiveram na noite deste sábado (14), em cerimônia no auditório Elis Regina, no Parque Anhembi, a formação de pós-graduação latu sensu em “Informática em saúde”. O curso foi oferecido gratuitamente pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) em oito dos 32 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que funcionam nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade.

Os polos estão sendo implementados desde 2013 pela Prefeitura em parceria com o Ministério da Educação, 12 universidades parceiras e tem como objetivo não só ampliar as opções de formação de professores, mas também facilitar o acesso a Educação Superior para a população. Os alunos cursar graduação, especialização e até mestrado com os cursos feito por meio de educação a distância.

Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad

“A ideia é que cada CEU se transforme em um centro universitário com um cardápio diversificado de cursos oferecidos em um grande esforço de levar educação de qualidade para a toda a cidade, em especial, as regiões periféricas”, afirmou o prefeito.

O formando Samuel Silva, que representou os estudantes na cerimônia, lembrou da importância da formação que recebeu e como seu trabalho poderá ajudar pessoas. Silva, que morava na Angola durante o curso, perdeu a mãe que morreu durante sua formação e mesmo com as dificuldades de distância e da tragédia pessoal, reafirmou o compromisso com o curso. “Que esse seja o início de um novo ciclo e que com a educação que recebemos, possamos contribuir para o desenvolvimento do país e que através da formação, possamos ajudar a salvar vidas”, disse.

Para o secretário da Educação, Gabriel Chalita, não só a iniciativa da UAB, mas o curso oferecido, pode ajudar a melhorar a saúde pública. “As máquinas são importantes para que nós consigamos atender melhor as pessoas. As máquinas, a informática e a tecnologia podem servir para que os procedimentos sejam mais justos, mais corretos, que possam ser replicados e a gente possa ajudar as pessoas no seu momento de maior vulnerabilidade”, disse Chalita.

“É uma necessidade grande para nós, então, esse curso tem uma grande relevância no papel que ele tem para ajudar a melhorar ainda mais o Sistema Único de Saúde”, afirmou a coordenadora da política para a primeira infância, o programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad.

Público presente no auditório

A Unifesp, que foi uma das primeiras parceiras do município nos polos da UAB, conta com outros 15 polos em todo o Estado e mais de 40.000 alunos de educação a distância. “É extremamente importante o que acontece nessa noite, porque é mais uma demonstração da importância que a universidade pública de alta qualidade e socialmente engajada tem para o nosso País”, disse a reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili.

Fonte: Secretaria executiva de comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo