Nota de falecimento

Foto de João

É com pesar que a Coordenação e todos os docentes da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Unifesp informam que o Prof. Dr. João Vicente Cegato Bertomeu faleceu na data de ontem, 22 de maio de 2016.

O Prof. João dedicou vários anos de sua carreira acadêmica à Universidade Federal de São Paulo e todos seus colegas e amigos da Universidade solidarizam-se com sua família nesse momento de dor e perda.

O Prof. João era graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP 1986) e mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP 2001/2008), com pós-doutorado na Escola de Comunicação e Artes na Universidade de São Paulo (ECA USP 2015); era professor na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e membro da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Foi titular do MBA Executivo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) na área de Processos Criativos, criou e coordenou alguns cursos de comunicação Lato Sensu da Universidade São Judas Tadeu (USJT): Criação Visual e Multimídia, Criação na Comunicação, Comunicação Empresarial e Estudos Avançados em Jornalismo. Coordenou os cursos de graduação em Comunicação Social - habilitação Publicidade e Propaganda nas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FMU Fiam Faam) e Faculdade Editora Nacional (FAENAC). João tinha experiência na área de Comunicação, Design e EAD, com ênfase em criação e produção, área editorial em jornalismo, campanhas de propaganda, promoção e áreas da comunicação integrada ao marketing, design visual e criação e produção em educação a distância. Atuava principalmente nos seguintes temas: criação estratégica em comunicação, linguagem audiovisual, criação visual, design grafico, direção de arte, redação publicitária, processos criativos em comunicação, design, processos de criação e produção de materiais didáticos voltados para o ensino a distância, crítica genética, redes da criação, propaganda, jornalismo, comunicação integrada, briefings de criação e criatividade. Foi professor convidado nos cursos de pós-graduação na ESPM, Belas Artes, FMU, Unopar e Universidade São Judas Tadeu. O Prof. João deixou diversas obras publicadas, tais como os livros da série CRIAÇÃO: Criação na propaganda impressa - Cengage/Thomson learning 3a edição (2006), Criação na redação publicitária - Mercado de Idéias (2006), Criação visual e multimídia - Cengage/Thomson learning (2009) e Criação de filmes publicitários - Cengage/Thomson learning (2010). Desenvolvia pesquisas na área editorial e produção de comunicação (jornalismo e propaganda).

Fique em paz João!

Cicero Inacio da Silva