Segunda, 31 Outubro 2016 16:09

Unifesp realiza I Semana do Servidor Público

Evento ocorreu simultaneamente em todos os campi da instituição

Evento da I Semana do Servidor Público ocorrido no edifício da Reitoria

Por José Luiz Guerra

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) por meio do Departamento de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DDGP) e das Divisões de Recursos Humanos dos campi, subordinados à Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (ProPessoas), promoveu entre os dias 24 e 27 de outubro a I Semana do Servidor Público. O evento ocorreu simultaneamente nos seis campi da instituição, no Hospital Universitário e na Reitoria.

No dia 27 de outubro, no edifício da Reitoria, foi realizado um evento com transmissão para os demais campi, no qual houve o acolhimento dos servidores e a participação dos organizadores do evento. Na abertura dos trabalhos, Sandra Vieira de Paula, coordenadora de capacitação do DDGP/ProPessoas/Unifesp explicou que a ideia da realização da semana do servidor surgiu em 2015, mas foi viabilizada somente esse ano. Sandra agradeceu à comissão organizadora e aos servidores da instituição. “O servidor tem buscado evoluir em sua carreira e isso contribui com o desenvolvimento do serviço público como um todo”, afirmou.

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, afirmou ser uma satisfação para a universidade realizar o evento. “Este momento simboliza uma parada para refletirmos sobre o papel da universidade e sobre os nossos caminhos”. Soraya falou também da importância de os servidores trabalharem conjuntamente em prol da universidade. “Vimemos momentos difíceis, mas já passamos por situações mais complicadas e sempre as superamos”, completou.

A pró-reitora de Gestão com Pessoas, Rosemarie Andreazza, apresentou resultados preliminares do I Censo Unifesp, que será divulgado em sua integralidade no mês de novembro. Rosemarie atribuiu ao levantamento a importância de se conhecer mais sobre os servidores da instituição, especialmente após a expansão. “Entre 2005 e 2015, passamos de 1354 para mais de 10 mil alunos matriculados e isso nos dá a dimensão do aumento da carga de trabalho. Dentre os dados divulgados, a pró-reitora mostrou que 74% dos servidores responderam ao questionário que ficou disponível na intranet e que as mulheres são a maioria tanto entre os docentes (56% contra 44%) quanto entre os técnicos-administrativos em educação (64% contra 36%).

O evento contou também com uma aula magna da docente da Escola Paulista de Política Economia e Negócios (EPPEN/Unifesp) - Campus Osasco, Nildes Pitombo, que falou sobre o serviço público e a sua importância para a sociedade, além de uma apresentação musical da servidora Tânia Mara Francisco.

Desde o dia 24 de outubro, ocorreram diversas atividades nos campi da Unifesp, dentre as quais destacam-se palestras sobre educação financeira, saúde do trabalhador e previdência, além de apresentações de trabalhos acadêmicos e exposições artísticas de servidores e um seminário sobre a flexibilização da jornada de trabalho, evento que abriu a semana.

Exposição das artes produzidas pelos servidores

Aula magna da professora do Campus Osasco da Unifesp, Nildes Pitombo

Apresentação musical realizada durante o evento

Apresentação dos dados preliminares do I Censo Unifesp