EVENTOS E CURSOS

Mulheres em STEM na Embraer: Prontas para Voar?

Mulheres em STEM na Embraer: Prontas para Voar?

 

Não perca a oportunidade de se inspirar com histórias reais e expandir seus horizontes profissionais. Vem pra Embraer!

WhatsApp Image 2024 11 27 at 11.23.21

 

Leia mais...

IV Curso de Verão em Biotecnologia da Unifesp

As inscrições podem ser feitas até o dia 03/11.

IV CURSO DE VERÃO EM BIOTECNOLOGIA 2024 portal 

Leia mais...

Mesa redonda (Des)igualdade de gênero nas exatas: a perspectiva das estudantes

As inscrições podem ser feitas até o dia 06/11.

Mesa redonda Desigualdade gênero nas exatas portal

Leia mais...

ICT/Unifesp promove III Mês de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

O evento será realizado de 17/10 a 13/11.

MCTI ICT Unifesp 2023 

Leia mais...

Publicado edital do processo seletivo para ingresso de refugiados(as), apátridas e portadores(as) de visto humanitário

A inscrição poderá ser feita até as 17h do dia 17/11. 

IngressoRefugiados portalCAPA 1 

Leia mais...

Projeto CINEMATOGRAPHO

LOGO CINEMATOGRAPHO

O que é isso?

O Cinematographo é comumente considerado como um aperfeiçoamento feito pelos irmãos Lumière ao cinetoscópio de Thomas Edison, que no entanto teria sido inventado pelo francês Léon Bouly em 1895. Os irmãos Lumière acreditavam que o aparelho era um instrumento científico sem futuro comercial. Tal instrumento caracterizava-se por ser um aparelho híbrido, associando as funções de máquina de filmar, de revelação de película e de projeção. Os irmãos Lumière aplicaram no seu aparelho um dispositivo de obturação em forma de cruz de malta, usando película perfurada de 35mm com um processo de arrasto que permite que cada fotograma se imobilize por um instante para, como numa máquina fotográfica, ser impressionado; ou iluminado, na função de projetor, refletindo na tela a imagem impressa no fotograma. A primeira demonstração pública do aparelho foi feita numa sala chamada Eden em La Ciotat, no sudeste da França, a 28 de Setembro de 1895. Mais tarde, em 28 de Dezembro do mesmo ano os irmãos organizaram em Paris, no Grand Café, a primeira exibição comercial do cinematógrafo. A máquina não foi comercializada pelos seus criadores e logo surgiram réplicas do invento.

Georges Méliès, também francês, interessou-se pelo invento, o qual que pretendia usar nas suas sessões públicas do Théatre Robert Houdin, em Paris, mas eles recusaram a vendê-lo argumentando que o aparelho não se destinava a fins comerciais. Méliès deslocou-se então a Londres onde conseguiu adquirir um aparelho que adaptou às suas necessidades, começando a filmar ao jeito dos Lumière. Mas, inevitavelmente, começou a servir-se dele para criar fantasias, inventando assim o cinema de ficção.                                                             (fonte: adaptado de wikipedia.org)

 

O Projeto

O Cinematographo condensa as atividades relacionadas à sétima arte dentro do Programa +Cultura. É um projeto de extensão voltado à educação audiovisual que através de seus três núcleos interdisciplinares Educação (NEd), Cine-Exibição(CinEx) e Produção e Difusão (NPro) objetivam promover a educação audiovisual no âmbito do ICT e das comunidades por ele afetadas, fazendo uso de metodologias inovadoras, linguagem direta, e leve buscando propiciar terreno fértil para a transformação do pensamento.

 

Confira a agenda de exibições dos filmes  em: Agenda e na nossa Página Social: