NOTÍCIAS

Time de Jovens Universitários de São José dos Campos Teve Participação Relevante em Evento Nacional

img1

Leia mais...

Doutor pelo PPG-PO Unifesp-ITA, Felipe Simoyama, Recebe Prêmio Checcini de Melhor Tese de Doutorado do ITA em 2023

prêmio felipe2

 

Leia mais...

Líder do Projeto Ativamente da Enactus Unifesp SJC é Selecionada para o TOP10 "Universitário do Ano" da Enactus Brasil

Leia mais...

Enactus Unifesp SJC Coloca Dois Projetos Como Finalistas em Competição de Destaque

O time Enactus Unifesp SJC faz parte de uma organização de jovens universitários dedicada a melhorar o mundo através da ação empreendedora.

photo 2024 05 13 00 01 36

Foto do time durante uma reunião geral. (Fonte: Enactus Unifesp SJC)

Leia mais...

3º Tech Talks STI-Unifesp

Programa preliminar - 3º Tech Talks STI-Unifesp

3º edição do evento online sobre tecnologia e inovação está com inscrições abertas até o dia 29 de abril de 2024

 

Leia mais...

INFORMES

Edital Tutoria UNIFESP-INPE 2024/2

 

Leia mais...

PLANOS DE ENSINO DAS UC OFERECIDAS NO 2º SEMESTRE DE 2024

Leia mais...

Processo Seletivo de Monitores(as) para UCs de Matemática do ICT/Unifesp - 2º semestre de 2024

Leia mais...

Programa de Orientação Acadêmica (POA)

Leia mais...

Chamada para Processo Seletivo - Doutorado PPGPIT

Leia mais...

Projeto CINEMATOGRAPHO

LOGO CINEMATOGRAPHO

O que é isso?

O Cinematographo é comumente considerado como um aperfeiçoamento feito pelos irmãos Lumière ao cinetoscópio de Thomas Edison, que no entanto teria sido inventado pelo francês Léon Bouly em 1895. Os irmãos Lumière acreditavam que o aparelho era um instrumento científico sem futuro comercial. Tal instrumento caracterizava-se por ser um aparelho híbrido, associando as funções de máquina de filmar, de revelação de película e de projeção. Os irmãos Lumière aplicaram no seu aparelho um dispositivo de obturação em forma de cruz de malta, usando película perfurada de 35mm com um processo de arrasto que permite que cada fotograma se imobilize por um instante para, como numa máquina fotográfica, ser impressionado; ou iluminado, na função de projetor, refletindo na tela a imagem impressa no fotograma. A primeira demonstração pública do aparelho foi feita numa sala chamada Eden em La Ciotat, no sudeste da França, a 28 de Setembro de 1895. Mais tarde, em 28 de Dezembro do mesmo ano os irmãos organizaram em Paris, no Grand Café, a primeira exibição comercial do cinematógrafo. A máquina não foi comercializada pelos seus criadores e logo surgiram réplicas do invento.

Georges Méliès, também francês, interessou-se pelo invento, o qual que pretendia usar nas suas sessões públicas do Théatre Robert Houdin, em Paris, mas eles recusaram a vendê-lo argumentando que o aparelho não se destinava a fins comerciais. Méliès deslocou-se então a Londres onde conseguiu adquirir um aparelho que adaptou às suas necessidades, começando a filmar ao jeito dos Lumière. Mas, inevitavelmente, começou a servir-se dele para criar fantasias, inventando assim o cinema de ficção.                                                             (fonte: adaptado de wikipedia.org)

 

O Projeto

O Cinematographo condensa as atividades relacionadas à sétima arte dentro do Programa +Cultura. É um projeto de extensão voltado à educação audiovisual que através de seus três núcleos interdisciplinares Educação (NEd), Cine-Exibição(CinEx) e Produção e Difusão (NPro) objetivam promover a educação audiovisual no âmbito do ICT e das comunidades por ele afetadas, fazendo uso de metodologias inovadoras, linguagem direta, e leve buscando propiciar terreno fértil para a transformação do pensamento.

 

Confira a agenda de exibições dos filmes  em: Agenda e na nossa Página Social: