Quinta, 19 Março 2015 15:32

Unifesp divulga os pré-classificados do Concurso Público Nacional de Arquitetura Moradia Estudantil

Os projetos contemplaram os campi São José dos Campos e Osasco

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, realizaram o Concurso Público Nacional de Arquitetura – Moradia Estudantil Unifesp. Lançado no dia 17 de novembro do ano passado, ao todo foram recebidos 116 projetos, sendo 45 para São José dos Campos e 71 para Osasco.

Os concursos, coordenados e promovidos pela Unifesp e com o auxílio dos consultores José Armênio de Brito Cruz, Edson Jorge Elito e Renata Semin, com apoio institucional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU/SP, buscaram colaborar com a promoção do intercâmbio científico, estudos e pesquisa na qualidade de projetos e da produção de moradias econômicas e sustentáveis.

Em cerimônia no auditório da reitoria da Unifesp, foram divulgados os pré-classificados vencedores do concurso. Os trabalhos foram avaliados sob os seguintes critérios: conceito, clareza do projeto e inovação; adequação ao termo de referência; inserção urbana, integração com o entorno; atendimento às especificidades funcionais; custos de obra compatíveis com moradia econômica e baixo custo de manutenção, sustentabilidade ambiental entre outros aspectos.

A lista com todos os pré-classificados pode ser conferida no link:  http://iabsp.org.br/concursounifesp/index.php/home/. Os vencedores agora estão em análise de documentação para contratação de seus escritórios. Assim que finalizada a análise, a Unifesp divulgará a classificação final e a assinatura dos contratos em cerimônia com os envolvidos.

A exposição dos projetos estará no hall de entrada da Reitoria até o fim de abril e depois seguirá aos Campi. A partir de agora, os finalistas elaborarão os projetos executivos os quais permitirão à Unifesp continuar as próximas etapas até a efetiva inauguração das moradias. Novos concursos também estão nos planos da universidade, a partir da definição dos terrenos, seguindo os mesmos passos.

Desde 2011 a Unifesp decidiu por substituir os atuais auxílios concedidos para apoiar os estudantes pela construção de moradias. Vale ressaltar que, até a entrega das moradias, nenhum auxílio será cortado. Desde então muitas ações foram realizadas sendo o Concurso o coroamento de uma nova etapa a ser seguida pela conquista dos recursos e efetiva construção. A Prae e a Proplan continuarão as atividades junto às Comissões de Moradia Locais e Centrais. Participe!

Confira o projeto dos vencedores:

VENCEDOR SJC 2

VENCEDOR SJC

1º pré-classificado - São José dos Campos - Projeto 12 (Autor: Alexandre Brasil Garcia / Coautores: Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel, Mariana Cretton, Paula Zasnicoff Cardoso, Rafael Gil Santos e Thomas Lopes Whyte / Colaboradores: Mariana de Paula e Vitória Paulino Alves)

VENCEDOR OSASCO 2

VENCEDOR OSASCO

1º pré-classificado - Osasco - Projeto 44 (Autor: Pablo Emílio Robert Hereñú / Coautor: Eduardo Rocha Ferroni / Colaboradores: Bianca Fontana, Camila Paim, Camila Reis, Nathália Grippa e Levy Vitorino / Consultores: Abrão Selem Neto {Estruturas e Fundações}, Stengpro Projetos Estruturais, Minoru Yamamoto e Mary Hashiguchi {Instalações} e Sandretec Consultoria {Hidráulica})

Lido 11811 vezes Última modificação em Quarta, 14 Outubro 2015 14:29