Quinta, 30 Outubro 2014 21:00

Reitora da Unifesp nomeia novos coordenadores de comitês de ética em pesquisa

Cerimônia ocorreu no anfiteatro da reitoria

A reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Smaili, deu posse aos novos membros do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e das Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUA) e Interna de Biosegurança (CIBio), que serão coordenadas, respectivamente, pelos docentes Miguel Jorge, Monica Andersen e Gisele Justo. Na cerimônia, que ocorreu no último dia 30 de novembro, no anfiteatro da reitoria da universidade, também houve uma homenagem a José Osmar Medina Pestana, docente que coordenou o CEP durante 18 anos.

Na abertura da solenidade, Medina agradeceu à reitora por dar ao CEP um relevância maior do que já existia. “Nestes 18 anos, nos tornamos modelo nacional, graças aos mais de 100 membros que passaram pelo comitê”. Falou também da grande responsabilidade que o órgão tem em relação a proteção dos voluntários de pesquisas e dos animais utilizados e elogiou a nova coordenação. “Tenho orgulho de passar o cargo para pessoas que o exercerão melhor do que eu”, concluiu.

O novo coordenador do CEP, Miguel Jorge, afirmou ser um grande desafio substituir Medina no cargo. “As dificuldades serão grandes, mas essa é uma luta boa de ser lutada”. Também agradeceu a reitoria pela organização da cerimônia, fato que, em sua visão, mostra a preocupação da gestão com a pesquisa. Jorge apontou ainda a necessidade da participação de toda a universidade no comitê. “Ainda não temos representantes de todos os campi no CEP, mas esperamos que, em breve, tenhamos nosso quadro completo”, completou o coordenador.

A nova coordenadora do CIBio, Gisele Justo, fez uma breve apresentação das competências do órgão, responsável por obter licenças junto à Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio) do Ministério da Ciência e Tecnologia, para o desenvolvimento de atividades de qualquer natureza relacionadas a Organismos Geneticamente Modificados, assim como de monitorar essas atividades, no âmbito desta instituição.

Já Monica Andersen, coordenadora da recém-criada CEUA agradeceu a reitora pela valorização das pesquisas que envolvem experimentação animal a Medina pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 18 anos. Mônica assume o cargo com a missão de manter o uso de animais em experimento dentro das normas nacionais e internacionais. “Queremos mostrar que a pesquisa pode acontecer com valorização e cuidado com os animais e seguindo os princípios da Lei Arouca (texto aprovado em 2009 que regulamenta o uso de animais em pesquisa e incentiva o desenvolvimento de técnicas alternativas para redução destes usos)”.

Por fim, a reitora entregou a medalha comemorativa da Unifesp a José Osmar Medina Pestana, em homenagem aos seus serviços prestados à frente do CEP e como docente da instituição. “É uma honra ser colega de profissão de uma pessoa que se dedica tanto à instituição e a coloca nos mais altos patamares em relação a transplantes e a pesquisa. Seu exemplo de professor é passado aos nossos estudantes”. Soraya também agradeceu aos novos coordenadores, ressaltando a importância de ter pessoas de alto gabarito trabalhando nestes cargos. “Estamos racionalizando e reduzindo o uso de animais em pesquisas e devemos pensar e implementar estratégias éticas para isso”, finalizou.

Lido 9862 vezes Última modificação em Quarta, 14 Outubro 2015 15:05