Quarta, 27 Janeiro 2016 14:53

Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo e Unifesp assinam acordo de cooperação

Parceria contempla as atividades da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UAPI)

Por José Luiz Guerra

A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Prefeitura de São Paulo e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) assinaram na manhã da última quarta-feira, 27 de janeiro, um acordo de cooperação, visando apoiar a Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UAPI), atividade de extensão que funciona desde 1999 na instituição. Dos cinco polos que receberão apoio da secretaria, dois são da Unifesp: São Paulo e Santo Amaro.

Representando a SDH estiveram presentes o secretário da pasta, Eduardo Suplicy, e a coordenadora de políticas para idosos, Guiomar Silva Lopes. Pela Unifesp estiveram a reitora, Soraya Smaili, a chefe de Gabinete, Maria José Fernandes, a diretora do Campus São Paulo, Rosana Puccini, o coordenador do Núcleo de Apoio à Extensão do Campus São Paulo, Anderson da Silva Rosa, a coordenadora da UAPI/ São Paulo, Claudia Ajzen, e o coordenador administrativo da unidade de extensão de Santo Amaro, Jair Marolla.

Soraya abriu a reunião falando ao secretário sobre os trabalhos do Grupo de Trabalho Perus, projeto que conta com a parceria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e que, recentemente, venceu um edital para desenvolver projetos na área de diretos humanos em parceria com a Universidade de Oxford. Falou também sobre a iminente inauguração do campus Zona Leste e sobre o apoio que a instituição tem recebido de parlamentares para a implantação do mesmo. A reitora ressaltou também o desejo de poder abrir uma unidade da UAPI no novo campus. “Assinar esse acordo é coroar um conjunto de iniciativas que temos para contemplar a população com mais de 65 anos”, disse ela.

Rosana Puccini, diretora do Campus São Paulo, atribuiu todo o mérito do sucesso das UAPIs da Unifesp à Guiomar, que também é docente da universidade. “A UAPI talvez seja uma das atividades mais abertas à população e creio que a parceria com a SDH irá alavancar o trabalho”, disse Rosana. Já Claudia Ajzen, coordenadora da UAPI São Paulo afirmou que a parceria irá ajudar a manter as atividades de extensão voltadas à terceira idade. “Já temos 70 alunos escritos para a turma de 2016 e, com o apoio da SDH, poderemos manter os alunos antigos”.

Por fim, Eduardo Suplicy disse que a assinatura do acordo é a confirmação de um entendimento ocorrido em 2015, ano em que a UAPI formou 300 alunos que, durante o curso, tiveram aulas nas áreas de Ciências Sociais, Direitos Humanos, Artes, Inclusão Digital, entre outras disciplinas. “O acordo prevê que a parceria contemple as UAPIs de São Paulo, Santo Amaro e, quem sabe, a da Zona Leste, quando inaugurada”, finalizou o secretário.

FotoMenorSite.JPG

FotoMenorSiteA.JPG