Quinta, 07 Abril 2016 12:37

Unifesp firma parceria com universidade italiana Scuola Normale Superiore

O objetivo é promover a cooperação didático-cientifica

Por Mariane Santos e Mayara Toni

IMG 1598 site IMG 1620 site

Na última terça-feira (5/4), em reunião no prédio da Reitoria da Unifesp, foi firmada uma parceria com a universidade pública italiana Scuola Normale Superiore (SNS). O Acordo de Cooperação Acadêmica tem como intuito promover, desenvolver e implementar a cooperação didático-científica em matérias de interesse recíproco. A ação foi fruto da dedicação e do esforço mútuo entre os Departamentos de História da Arte da Unifesp e da SNS.

Dentre atribuições do acordo, ambos os lados se comprometem em proporcionar apoio técnico, administrativo, financeiro e operacional às atividades a serem desenvolvidas. Com isso, devem-se promover intercâmbios de docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, além de implementar programas de atividades científicas e educacionais para a comunidade acadêmica. "A parceira renderá bons frutos para ambos os lados. O apoio cientifico será essencial", afirma Soraya Smaili.

Na ocasião, representando a SNS, estiveram presentes o reitor da universidade Fabio Beltram e o docente Maurizio Ghelardi, colaborador da pós-graduação em História da Arte. Também esteve presente Maria Cláudia Magnani, da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Pela Unifesp, compuseram a mesa a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, o chefe do Departamento de História da Arte da Unifesp, Cássio da Silva Fernandes, a coordenadora e o vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da Arte, Angela Brandão e José Geraldo Costa Grillo, e a coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais, Miriam G. Jasiulionis Leon. Durante a reunião, participaram por videoconferência, os professores Renato Cesar Sato e Reginaldo Massanobu Kuroshu, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT-Unifesp) - Campus São José dos Campos.

Na segunda-feira (4/4), pela manhã, Beltram esteve no ICT-Unifesp, reunido com o diretor acadêmico, Luiz Leduíno, e com os presidentes das câmaras de graduação e pesquisa, pós-graduação e alguns coordenadores de curso. Leduíno explica que o objetivo da visita foi estabelecer parcerias no ensino e na pesquisa científica. “O encontro foi produtivo e abre possibilidades de cooperação nas áreas de Engenharia de Materiais, Matemática Aplicada, Biotecnologia e Neurociência”. No período da tarde, o reitor e o diretor do ICT estiveram reunidos com Marco Antonio Raupp, diretor do Parque Tecnológico, para conhecer algumas empresas instaladas no complexo tecnológico.

Lido 10151 vezes Última modificação em Quinta, 23 Novembro 2017 14:36