Segunda, 09 Mai 2016 10:47

Hospital São Paulo inaugura novo Centro de Diagnóstico por Imagem

O presidente da EBSERH, Newton Lima, esteve na solenidade representando o ministro da Educação, Aloizio Mercadante

Por Ana Cocolo e Valquíria Carnaúba

portal 7

Na sexta-feira (6/5), a diretoria do Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp (HSP/HU/Unifesp), inaugurou o novo Centro de Diagnóstico por Imagem da instituição.

No espaço de 1.126m², foram investidos cerca de R$ 6 milhões – mais da metade somente em equipamentos de imagem de alta tecnologia – com recursos provenientes do Ministério da Educação e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), por meio do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF). Entre as aquisições estão três mamógrafos, quatro unidades de raio-x telecomandado, três aparelhos de ultrassom e um sistema de digitalização de imagem, composto por 13 equipamentos.

Na ocasião, representando o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o presidente da EBSERH, Newton Lima Neto, anunciou que o HSP/HU/Unifesp será contemplado com mais uma ressonância magnética de alta resolução (5 TESLA), avaliada em R$ 4 milhões, e que outros R$ 9 milhões serão destinados às obras do prédio dos ambulatórios (HU2), localizado na Rua Botucatu. “Chegamos até aqui porque existem políticas públicas efetivas do governo e empenho e excelência dessa instituição”, afirmou. “Apesar dos ajustes políticos e econômicos que o país enfrenta, daremos continuidade aos projetos”.

“Essa inauguração é resultado do esforço de toda uma equipe de docentes e funcionários, além de todos os setores, ao organizar e readequar os serviços”, afirmou José Roberto Ferraro, superintendente do HSP/HU/Unifesp. “Com esse novo espaço, beneficiaremos não somente os pacientes com qualidade no atendimento, como também ele refletirá no ensino e na pesquisa dos nossos alunos e nas condições de trabalho de nossos funcionários”.

Para a reitora Soraya Smaili, a universidade está empenhada para a reestruturação do hospital e da instituição como um todo. “A luta é de todos nós em busca da melhoria no atendimento do Sistema Único de Saúde”, disse. “Continuaremos acreditando que é possível oferecer à sociedade educação e saúde públicas de qualidade”. Soraya afirmou que as obras continuarão avançando e logo abrangerão outros setores do HSP/HU/Unifesp e da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).

Durante a cerimônia, na qual compareceram docentes e funcionários, a placa de inauguração do setor foi descerrada por Newton Lima e por Soraya Smaili, ao lado do chefe do Departamento de Diagnóstico por Imagem, Nitamar Abdala, da diretora do Campus São Paulo da Unifesp, Rosana Fiorini Puccini, da diretora da EPM/Unifesp, Emilia Inoue Sato, do superintendente do hospital, José Roberto Ferraro e do presidente do Conselho Gestor, Rimarcs Gomes Ferreira.

portal 11 portal 4

portal 5 portal 6