Segunda, 09 Mai 2016 17:49

Inaugurada a nova sede do DCMar, do Campus Baixada Santista

Solenidade foi acompanhada pelo presidente da EBSERH, Newton Lima Neto e pela reitora Soraya Smailli, entre outras autoridades

Por Antonio Saturnino

site1

No último dia 7 de maio, foi realizada a cerimônia que oficializou a inauguração da unidade V do Campus Baixada Santista da Unifesp, que abriga as atividades do Departamento de Ciências do Mar (DCMar). Compuseram a mesa de abertura, representando o Ministério da Educação, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Newton Lima Neto, a reitora da Unifesp, Soraya Smailli, a secretária de Educação da cidade de Santos, Venúzia Fernandes do Nascimento, e a diretora do campus, Sylvia Helena Batista.

A diretora Sylvia foi a primeira a se pronunciar. Em seu discurso ela agradeceu a todos envolvidos na consolidação da Unifesp na região. “Obrigada a todos e todas que ajudaram a construir uma histórica e revolucionária expansão das universidades federais. À Unifesp, que investiu na expansão, superando temores e enfrentando situações totalmente novas. Ao município de Santos e aos demais da Baixada Santista, que não desistiram da luta que a universidade pública na região, transformando o desejo em uma conquista”. Ela também ressaltou o trabalho fundamental dos diretores que a precederam, aos servidores de cada departamento e, principalmente, aos trabalhadores terceirizados (manutenção, limpeza, vigilância, portaria, zeladoria e apoio tecnológico), que possibilitaram que o prédio estivesse em condições ideais para o funcionamento.

Em seguida, a secretária de Educação do município, Venúzia Fernandes do Nascimento, agradeceu o empenho da direção para levar educação de qualidade e gratuita à região. “Eu fico muito feliz por esta realização e entrega do novo prédio acadêmico, que mostra a Unifesp veio para ficar na cidade. Nossos jovens agora não precisam subir a serra para receber uma formação superior de qualidade. Esperamos que eles aproveitem muito essa oportunidade”. Ela finalizou sua fala com um recado para os estudantes. “Vocês vão dirigir o futuro daqui para frente, e quanto mais e melhor preparados estiverem, poderão exercer a vida cidadã de forma mais satisfatória. É o que nós esperamos”.

Em sua fala, a reitora Soraya Smailli falou sobre a importância da instituição para a região. “Esta é uma data marcante e deve ser comemorada. Ela representa a consolidação de um importante projeto de expansão da Unifesp, uma universidade pública, gratuita, laica e socialmente referenciada. Aqui nós não atendemos apenas a cidade de Santos, mas sim toda a região da Baixada Santista. Não podemos mais ter dúvidas da nossa contribuição para o município. Temos muito a acrescentar. Aproveito para estender meus cumprimentos ao prefeito, que é um grande aliado. Queremos que essa parceria continue, pois continuaremos crescendo e sabemos que quando trabalhamos juntos, fortalecemos a importância de nossa atuação na região. Vamos continuar trabalhando, pois apesar de tudo que já fizemos, ainda temos muito pela frente”, ressaltou.

Newton Lima Neto finalizou, dizendo que o crescimento da Unifesp reflete bastante o crescimento das universidades federais no Brasil nos últimos anos. “A oferta de ensino público, há algum tempo atrás, correspondia a apenas 15% das vagas oferecidas em universidades. Em Santos, os números eram ainda mais alarmantes, pois 100% das vagas eram provenientes de instituições privadas. Hoje temos um cenário completamente diferente, e a inauguração deste prédio é a ratificação desse crescimento. A Unifesp está consolidada no estado e na cidade de Santos. Também estamos trabalhando intensamente nesses dias para conseguirmos parte do terreno do Terminal de Pesca da cidade. O projeto já tem parecer favorável de dois dos três ministérios dos quais essa aprovação depende. Desejo muitas felicidades nas novas instalações e muita força para enfrentar os próximos desafios”.

Sobre a Unidade V

O prédio, localizado na Rua Carvalho de Mendonça, nº 144, abriga o Departamento de Ciências do Mar (DCMar) da Unifesp e atende estudantes de graduação, mestrado e doutorado. O imóvel possui 5.117 m² e comporta 11 salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática, didáticos e de pesquisas e um auditório. Além do DCMar, no local também funcionam setores administrativo-acadêmicos do campus, salas de docentes e os seguintes cursos de graduação: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar; e Engenharia de Petróleo e Engenharia Ambiental, e atende também aos cinco programas de pós-graduação stricto sensu. As aulas do período letivo de 2016 já tiveram início nas novas instalações no dia 21 de março.

Lido 8749 vezes Última modificação em Terça, 24 Mai 2016 16:21