Quinta, 23 Junho 2016 10:04

Reitora participa de reuniões com o ministro Gilberto Kassab

Os encontros, que foram realizados em conjunto com outras instituições, prioriza questões de orçamento e a volta do MCTI

Por Flávia Patrícia e Mariane Santos

A reitora da Unifesp está sentada ao lado do Ministro da Ciência e Tecnologia e Comunicações.

Nas últimas semanas, a reitora Soraya Smaili participou de dois eventos com o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, juntamente com outras instituições.

O primeiro encontro, organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso pela Ciência (SBPC), a pedido do ministro, aconteceu no dia 8 de junho e contou com a presença dos representantes das associações nacionais, institutos de pesquisa, universidades e empresas de inovação, que apresentaram suas pautas.

Os principais problemas abordados pelos presentes foram a redução do orçamento de Ciência e Tecnologia de R$ 9 para R$ 4,5 bilhões nos últimos anos, a descontinuidade dos programas federais e a fusão dos Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação com o das Comunicações. O ministro recebeu cartas e moções de diversos órgãos.

Soraya Smaili, representando as universidades federais paulistas e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), manifestou a discordância das instituições pela fusão e, na ocasião, leu a Moção do Conselho Universitário (Consu/Unifesp) pelo restabelecimento do MCTI, aprovada no mesmo dia.

Gilberto Kassab explicou que a redução do número de ministérios, posição do governo interino, tem como objetivo a economia e, principalmente, a eficiência na gestão. O ministro também informou que há um grupo de trabalho para editar a medida provisória sobre o funcionamento das secretarias do MCTI e se comprometeu a trazer a proposta para conhecimento da comunidade científica antes da aprovação final.

Já no dia 14 de junho, em Brasília, Soraya esteve reunida com a diretoria executiva da Andifes e um grupo formados pelos reitores João Carlos Salles, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Roberto Leher, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Gilberto Kassab.

No encontro, os participantes estabeleceram um canal de diálogo com o setor de CT&I, apresentaram a agendas dos Institutos Federais de Ensino Superior (IFES) e entregaram um ofício ao ministro que consta a preocupação da comunidade acadêmica com a descontinuidade de políticas e a possibilidade de cortes no orçamento.

Algumas das principais propostas articuladas durante a reunião: retorno do MCTI em sua forma original; recomposição do orçamento do Ministério e o compromisso do ministro em agendar uma reunião com os ministros da Fazenda e Planejamento para, em conjunto com reitores e comunidade, reaver os investimentos em C&TI; articulação das demandas das IFES e desenvolvimento da Ciência em conjunto com os programas do Ministério da Educação; compromisso do ministro em buscar reunião conjunta entre MEC e MCTI para tratar das IFES, parque de equipamentos, manutenção, construções e infraestrutura; compromisso de liberação imediata dos recursos contingenciados; compromisso em convocar o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, do qual a Andifes faz parte.

Aproveitando a oportunidade, Soraya convidou o ministro para visitar a Unifesp.

Soraya está na mesa de reuniões com a diretoria executiva da Andifes, com os reitores João Carlos Salles (da UFBA) e Roberto Leher (da UFRJ), e com Gilberto Kassab.

Fotos: Herivelto Batista/MCTI

Lido 8930 vezes Última modificação em Quinta, 23 Novembro 2017 14:09