Quarta, 29 Junho 2016 17:07

Unifesp e Prefeitura de São Paulo inauguram primeiro edifício do Campus Zona Leste

Espaço que abrigará polo de extensão e cultura é o primeiro passo para a implantação definitiva do Instituto das Cidades

Por José Luiz Guerra

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Prefeitura de São Paulo inauguram, na próxima sexta-feira, 1º de julho, o primeiro edifício do Campus Zona Leste, que abrigará, inicialmente, um polo de extensão e cultura. A cerimônia terá início às 9h.

Viabilizado mediante apoio da Prefeitura, o edifício, de cerca de 800 m², conta com três salas de aula, um laboratório de informática, sala multiuso para debates e exposições, área para observatório de políticas públicas e centro de memória da Zona Leste, salas de reunião, secretaria e administração. O núcleo administrativo que funcionará no local dará sequência às ações de implementação do campus.

Na ocasião, às 10h30, serão descerradas as placas, respectivamente, da Galeria Waldemar Rossi, Sala Orisson Saraiva de Castro e Sala Zorilda Maria dos Santos. Em seguida, será realizada uma homenagem aos trabalhadores da Fábrica Gazarra e da Zona Leste de São Paulo e uma projeção sobre os homenageados. Por fim, às 11h30, a artista Fabiola Morais, da Cia. Teatral Marulhos fará a apresentação artística “Boi de Conchas” e será aberta a Exposição de Fotografias Itaquera: Memória e Identidade, promovida pela Casa de Cultura Raul Seixas, Grupo Ururay e Movimento Cultural da Zona Leste.

Vagas para a Zona Leste não serão liberadas pelo Governo Federal

O Ministério do Planejamento, em resposta à consulta realizada pela senadora Marta Suplicy informou, em ofício de 19 de junho, que não haverá liberação de vagas para o Campus Zona Leste e que concursos públicos para servidores federais estão suspensos até o final de 2017. Tal manifestação rompe o pacto da Unifesp com o Ministério da Educação (MEC), celebrado em 2014, que previa a implantação deste Campus, com liberação anual de vagas de docentes e técnicos e abertura progressiva dos cursos de graduação.

A Unifesp seguirá em negociações para a liberação das vagas e realização das obras e contará com o apoio dos movimentos da Zona Leste e movimentos por educação pública de qualidade para que a expansão possa continuar, em especial com a implantação do Campus Zona Leste.

Serviço:
Inauguração do primeiro edifício do Campus Zona Leste
Data: 1º de julho de 2016
Local: Avenida Jacu-Pêssego, nº 2630, Itaquera - São Paulo - SP

O primeiro prédio do Campus Zona Leste, pintado de amarelo

Edifício que será inaugurado (Créditos: Pró-Reitoria de Planejamento)

Maquete do futuro Instituto das Cidades, que funcionará no Campus Zona Leste. A maquete possui uma grande área verde e mais prédios, previstos para o campus.

Maquete do Instituto das Cidades (Créditos: Pró-Reitoria de Planejamento)

Lido 14355 vezes Última modificação em Terça, 05 Julho 2016 15:32