Quinta, 18 Agosto 2016 17:07

Representantes das federais paulistas defendem ensino superior gratuito

Encontro foi realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e foi presidida pelo deputado estadual Carlos Neder (PT)

Por Antonio Saturnino

Da esquerda para a direita: Soraya Smaili (Unifesp), Paulo Rocha (UFSCAR), Deputado Estadual (PT) Carlos Neder, Eduardo Modena (IFSP) e Klaus Capelle (UFABC).
Da esquerda para a direita: Soraya Smaili (Unifesp), Mauro Rocha (UFSCAR), Deputado Estadual (PT) Carlos Neder, Eduardo Modena (IFSP) e Klaus Capelle (UFABC).

Na manhã do último dia 18 de agosto, foi realizada, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), mais uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, presidida pelo deputado estadual Carlos Neder (PT). Na ocasião estiveram presentes representantes das universidades federais do estado de São Paulo, dentre eles os reitores Soraya Smailli da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Klaus Capelle da Universidade Federal do ABC (UFABC), Eduardo Modena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e o pró-reitor de gestão com pessoas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Mauro Rocha.

A frente foi formada em razão dos cortes anunciados para as universidades federais e tem como objetivo unir forças para reverter o quadro. De acordo com os representantes da mesa, a redução orçamentária pode impactar diretamente na pesquisa e extensão, assistência estudantil e oferta de vagas. Eles afirmaram também que todas a reduções possíveis já foram realizadas e que a proposta atual do Governo Federal inviabiliza o funcionamento das instituições.

No caso da Unifesp, a redução impactará diretamente nas obras de reforma que estão sendo realizadas e também prejudicará o processo de expansão, uma vez que não teria recursos para construção do Campus Zona Leste. As instituições se comprometeram a preparar um material expondo suas demandas, as quais serão apresentadas em audiência com os Ministérios da Fazenda e do Planejamento.

Lido 9568 vezes Última modificação em Quinta, 23 Novembro 2017 13:52