Sexta, 24 Fevereiro 2017 10:53

Sessão foi marcada pelo início das comemorações dos 10 anos do campus

Por Daniel Patini

PosseEFLCH 1
Da esq. para a dir.: diretora administrativa Janete Marques; ex-vice-diretor Carlos Alberto Bello; ex-vice-diretora Marineide de Oliveira Gomes; ex-diretor Daniel Vazquez; reitora Soraya Smaili; diretora Magali Aparecida Silvestre; e vice-diretor Janes Jorge

Na manhã de quinta-feira (23/2), os professores Magali Aparecida Silvestre e Janes Jorge assumiram, respectivamente, a direção e vice-direção acadêmicas da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos, para o mandato 2017-2021.

A sessão solene, coordenada pelo professor decano presente Marcos Cezar de Freitas, foi acompanhada por parte da comunidade acadêmica e contou com a presença do ex-diretor Daniel Arias Vazquez, dos ex-vice-diretores Carlos Alberto Bello e Silva e Marineide de Oliveira Gomes e da reitora Soraya Smaili.

Em seu discurso de agradecimento, Daniel Vazquez fez um balanço das conquistas do campus no período em que esteve na direção, frutos de um processo coletivo, que foram baseadas em três grandes eixos: a unidade da EFLCH e a consolidação do campus no bairro dos Pimentas, com a construção do novo edifício acadêmico e reforma das antigas instalações, a gestão democrática, com diálogo constante e busca por soluções pacíficas e a qualidade acadêmica no ensino, pesquisa e extensão, com a revisão dos projetos dos cursos, valorização das licenciaturas e dos grupos de pesquisas interdepartamentais.

"Outra conquista está no fato de uma diretoria eleita transmitir o cargo à uma nova diretoria também eleita. Trata-se de um grande avanço institucional, fato inédito na história do campus", destacou Vazquez. Ainda de acordo com ele, um dos principais méritos da EFLCH está em cumprir o objetivo do programa de expansão das universidades federais, o Reuni, que foi oferecer oportunidades às pessoas que, até então, não tinham acesso à educação superior.

A nova diretora acadêmica Magali Aparecida Silvestre falou da importância desse momento para a sua trajetória pessoal e profissional. "Estou muito honrada em assumir, juntamente com o professor Janes Jorge, a direção de um campus de uma universidade federal que é resultado de lutas pela educação dos diferentes segmentos sociais", ressaltou.

Por fim, a reitora da Unifesp relembrou o início do Campus Guarulhos e alguns nomes das pessoas que fizeram e ainda fazem parte de sua história, destacando a representatividade dessa sessão para a instituição. "É uma oportunidade de continuarmos o processo de construção da democracia, de transparência e de diálogo em nossa universidade", disse Soraya.

Congregação comemorativa

A cerimônia ocorreu durante a congregação comemorativa aos 10 anos do Campus Guarulhos, marcando o início das atividades de uma programação especial que incluirá, além da calourada 2017, o projeto de extensão Cultura, Arte e Movimento nos Pimentas, que terá diversas ações culturais nos próximos meses.

Ainda como parte dessa programação, já está marcada para o dia 29/3, na Câmara Municipal de Guarulhos, uma sessão comemorativa pela primeira década da presença da Unifesp no município.

PosseEFLCH 2 PosseEFLCH 3
Novos diretores do Campus Guarulhos assinam termo de posse