Quarta, 03 Mai 2017 15:45

Unifesp, Hospital São Paulo e SPDM se reúnem com ministro do MCTI

Gilberto Kassab foi informado sobre a crise financeira da instituição e se dispôs a colaborar

Por José Luiz Guerra

A Reitoria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Hospital São Paulo, hospital universitário (HSP/HU/Unifesp), e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) estiveram reunidos no último dia 28 de abril com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), Gilberto Kassab. O encontro, que ocorreu na Diretoria do HSP/HU/Unifesp, teve como objetivo discutir a situação financeira do hospital.

Além do ministro e de seus assessores, participaram da reunião, por parte da Unifesp, a reitora Soraya Smaili e a assessora de Gabinete Gabriela de Brelàz. Pelo conselho gestor do HSP/HU/Unifesp, participaram o presidente Rimarcs Ferreira, a vice-presidente e também diretora da Escola Paulista de Enfermagem (EPE), Janine Schirmer, e a diretora da Escola Paulista de Medicina (EPM), Emília Sato. Pela diretoria do hospital, participaram o diretor-superintendente José Roberto Ferraro e o diretor administrativo Marcelo Santos. Já por parte da SPDM estiveram o presidente Ronaldo Laranjeira e o superintendente dos hospitais afiliados, Nacime Salomão Mansur.

No encontro, foi apresentado ao ministro a situação do HSP/HU/Unifesp e das pesquisas nele desenvolvidas. “Temos 728 pesquisas em andamento dentro do hospital sendo que mais de 500 são de programas de mestrado ou doutorado”, apontou Ferraro. Em 2015, a Unifesp foi considerada a terceira melhor universidade em produtividade de artigos, atingindo cerca de 2.500 publicações indexadas. Os grandes números não estão apenas na produção acadêmica, mas também nos programas de residência médica e multiprofissional, os maiores do Brasil, e que também estão sendo afetados pela crise financeira. “Mais da metade dos nossos residentes são de outros estados. Formamos profissionais para todo o pais”, apontou Emília Sato.

Nacime Salomão Mansur reforçou a grande quantidade de internações e atendimentos que a instituição realiza, indicando a necessidade de mais verba. “Fizemos mais de 22 mil internações em 2016, mais do que todos os hospitais federais do Rio de Janeiro juntos”, comparou.

“Vocês sempre foram meus grandes parceiros enquanto estive na prefeitura”, relembrou Kassab, que governou a capital paulista entre 2006 e 2012. Ciente da importância do hospital não apenas para o município, mas para todo o país, o ministro se colocou à disposição para auxiliar a instituição no que for necessário. A primeira das ações será a de fazer a interlocução entre o HSP/HU/Unifesp e o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Da esquerda para a direira: Nacime Salomão Mansur, José Roberto Ferraro, Janine Schirmer, Soraya Smaili, Gilberto Kassak e Emilia Sato
Da esquerda para a direira: Nacime Salomão Mansur, José Roberto Ferraro, Janine Schirmer, Soraya Smaili, Gilberto Kassak e Emília Sato

Lido 11533 vezes Última modificação em Quarta, 08 Janeiro 2020 14:54