Quinta, 12 Abril 2018 11:19

Unifesp e Prefeitura de Guarulhos se reúnem para discutir questões relativas ao campus

Reitoria e direção da EFLCH/Unifesp falaram sobre moradia estudantil, reformas no Teatro Adamastor Pimentas e melhorias no entorno do campus

Por José Luiz Guerra

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Prefeitura de Guarulhos se reuniram na tarde do último dia 9 de abril, na sede do executivo municipal, para discutir questões relacionadas ao Campus Guarulhos e ao seu entorno, tais como iluminação, zeladoria e moradia estudantil.

Representando a Unifesp, estiveram presentes a reitora Soraya Smaili, a diretora acadêmica da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp), Magali Silvestre, e seu vice, Janes Jorge, e a assessora de Gabinete Gabriela de Brelàz. Por parte da Prefeitura de Guarulhos, participaram o prefeito, Gustavo Henric Costa, os secretários de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, João Pannocchia, e de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, além do subsecretário de Assuntos Institucionais, Devanir Cavalcante.

Durante a reunião, os representantes da Unifesp falaram sobre a parceria com a prefeitura, existente desde o início das atividades na cidade, em 2007, por meio da qual professores da rede pública e a população guarulhense vêm sendo beneficiados. “O campus está em um processo de consolidação, ofertando inúmeros projetos de extensão e desenvolvendo pesquisas. Queremos continuar contribuindo com a cidade”, lembrou Soraya.

Sobre o Teatro Adamastor Pimentas, que funciona dentro do campus, Magali Silvestre destacou a importância do espaço para as atividades acadêmicas, culturais e sociais e solicitou apoio para reformá-lo. Em relação a moradia estudantil, a diretora reforçou a necessidade da definição do processo. “A moradia ajudará o estudante a permanecer na Unifesp e evitará que eles sofram com a especulação imobiliária, o que aumenta o valor dos alugueis”. A comitiva da universidade também pediu à prefeitura o prolongamento da Rua Noraldino Alves de Lima até a Estrada do Caminho Velho, de forma a atender reivindicação dos moradores da rua e da comunidade universitária. Ainda em relação à área de zeladoria, foi requisitada a melhoria na sinalização e na iluminação das ruas no entorno do campus e no terminal de ônibus.

O prefeito agradeceu a visita, se mostrou solícito em analisar as demandas trazidas e dar os encaminhamentos necessários. Ele e demais membros do executivo foram convidados para o Dia Aberto da EFLCH/Unifesp, evento que ocorrerá no dia 18 de abril, no campus Guarulhos, e proporcionará o contato de estudantes do ensino médio com a comunidade acadêmica e com salas temáticas dos cursos oferecidos no local, por meio de palestras sobre a instituição e educação superior pública.

Equipes da Unifesp e da Prefeitura de Guarulhos se reuniram para discutir questões relativas ao campus (Da esquerda para a direita:  João Pannocchia, Devanir Cavalcante, Gabriela de Brelàz, Gustavo Henric Costa, Soraya Smaili, Magali Silvestre e Janes Jorge)

Lido 9215 vezes Última modificação em Quinta, 26 Abril 2018 12:59