Segunda, 16 Abril 2018 17:54

Nota da Unifesp sobre reportagem do jornal Metro ABC

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) esclarece que a matéria veiculada pelo jornal Metro ABC no dia 11 de abril, intitulada “Federais do ABC cortam bolsas que mantêm alunos”, não condiz com o que ocorreu de fato, uma vez que os cortes não são provenientes das universidades federais, mas sim do orçamento. Apesar disso, a instituição reforça que está assegurada a continuidade do pagamento dos auxílios de assistência estudantil a todos(as) os(as) estudantes veteranos(as) e ingressantes nos perfis I a V, de acordo com os editais da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantil (Prae).

A decisão foi tomada em sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consu), realizada no dia 4 de abril. Apesar da falta de reajuste dos repasses do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) desde 2016, a universidade remanejou seus recursos, por meio da reavaliação do planejamento dos gastos, para garantir o pagamento dos auxílios aos(às) 1.109 estudantes com perfis compatíveis com o Programa Auxílio para Estudantes (PAPE). Além disso, a política dos seus Restaurantes Universitários (RUs) será mantida. A universidade salienta que os recursos destinados à permanência estudantil serão suficientes até o final deste ano.

A Unifesp reafirma que vem atuando em diversas frentes, com o intuito de obter um aumento efetivo no orçamento do PNAES, e reconhece a luta dos estudantes por permanência e em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

Lido 7012 vezes Última modificação em Terça, 24 Abril 2018 11:25