Terça, 05 Junho 2018 14:12

Unifesp e Fundação Três Culturas da Espanha estabelecem termos para cooperação

Fundação promove a interação entre a Universidade Internacional de Sevilha para o intercâmbio com diversos países do Magreb africano e com Europa

FundaçãoTrêsCulturas

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), representada pela reitora Soraya Smaili, visitou a Fundação Três Culturas, com vistas a discutir as possibilidades de um termo de cooperação entre as instituições. Junto ao presidente da entidade espanhola, José Manuel Cervera Gracera, foi possível traçar alguns objetivos, tais como a participação da Unifesp em um programa de intercâmbio da fundação em colaboração com a Universidade Internacional de Sevilha.

A Fundação Três Culturas promove a interação entre a Universidade Internacional de Sevilha para o intercâmbio com diversos países do Magreb africano e com Europa, por meio do programa de Relações Internacionais. Diversas iniciativas da Unifesp poderão estar alinhadas e serão discutidas com os diferentes programas.

Foi também proposta a realização de um ciclo de palestras e intercâmbios para o estudo da herança árabe-judaica do Al-Andalus e sua influência contemporânea. Para isso, foram propostos projetos a serem apresentados junto ao governo espanhol e Unesco, já que a fundação possui um dos maiores acervos bibliográficos preservados do Al-Andalus.

Sobre a Fundação

A Fundação Três Culturas (em castelhano, Fundación Tres Culturas) é uma entidade pública de Espanha, dependente da Junta de Andaluzia. Localiza-se na Isla de la Cartuja, em Sevilha, no que foi o Pavilhão de Marrocos (Pavilhão Hassan II) durante a Exposição Universal de Sevilha de 1992. Tem como objetivo principal promover o diálogo, a paz e a tolerância entre as três culturas mediterrânicas (judaica, cristã e islâmica).

Foi constituída em 8 de março de 1998, por iniciativa da Junta de Andaluzia e do Reino de Marrocos, como consequência da Conferência Euro-mediterrânica de Barcelona, realizada em novembro de 1995. Mais tarde uniram-se o Centro Peres para a Paz, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) e outras instituições da Palestina e Israel. Possui uma importante biblioteca integrada na Rede de Bibliotecas Especializadas e Centros de Documentação do Sistema Andaluz de Bibliotecas.

Lido 7025 vezes Última modificação em Sexta, 27 Julho 2018 11:02