Quinta, 08 Agosto 2019 11:02

Unifesp se reúne com Prefeitura de Guarulhos

Universidade pretende renovar acordo de cooperação que terminará em 2020

Por Tamires Tavares

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) se reuniu no último dia 5 de agosto com o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (Guti), para tratar de novos pontos do acordo de cooperação entre a Unifesp e a Prefeitura, firmado em 2015. Localizada na Grande São Paulo, a cidade comporta o campus da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) desde 2007.

Representando a Universidade, estavam presentes a reitora, Soraya Smaili, Magali Silvestre e Janes Jorge, respectivamente diretora e vice-diretor acadêmicos da EFLCH/Unifesp. Pela Prefeitura, além de Guti, participaram o secretário de Governo Municipal, Maurício Segantin, e o secretário-adjunto da mesma pasta, Gustavo Sartori, a chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Fábia Costa, e os vereadores Acácio Portella (PP/SP) e Thiago Lopes (PRTB/SP).

Foram discutidos, entre outros pontos, questões referentes a moradia estudantil a ser implantada na cidade, a reforma do Teatro Adamastor Pimentas, infraestrutura urbana e segurança pública nos arredores do campus e do Hospital Pimentas – visando beneficiar os estudantes e a população guarulhense.

A partir da parceria entre a Unifesp e a Prefeitura de Guarulhos, nos últimos anos foram realizadas obras de iluminação e calçamento de rua que dá acesso às principais avenidas da região e de iluminação e policiamento (até dezembro de 2018) no Terminal Pimentas. Também foram disponibilizados espaços do campus universitário para acolher atividades do Centro Educacional Unificado (CEU) do bairro dos Pimentas, além de cooperação no âmbito acadêmico e cultural, como desenvolvimento de projetos de extensão em conjunto e a presença de professores formados pela Unifesp na rede municipal de Educação.

“Em 2020 teremos o término deste acordo, mas já estamos com as tratativas para resolver os pontos pendentes e adicionar novos. Esperamos renovar o acordo de cooperação para os próximos cinco anos, garantindo a nossa parceria, a nossa permanência em Guarulhos e a produção de pesquisas e conhecimento que é tão importante, não só para a cidade, mas para o país”, comentou a reitora.

Unifesp e Prefeitura de Guarulhos reunidos (Foto: Tamires Tavares)

Lido 6853 vezes Última modificação em Quinta, 05 Setembro 2019 11:41