Segunda, 09 Março 2020 12:41

Realizada Câmara Técnica Extraordinária sobre o coronavírus

Encontro foi realizado com o intuito de esclarecer dúvidas frequentes sobre a doença

MG 9389
Mônica Taminato tratou das ações mais indicadas para a prevenção da Covid-19. Foto: Alex Reipert

Foi realizada na última quinta-feira (6/3), no auditório térreo da Reitoria, a Câmara Técnica Extraordinária do coronavírus. O encontro foi realizado com a finalidade de debater com as equipes de administração, em especial as que atuam na universidade diretamente com serviços e contratos, as ações necessárias para contribuir com a prevenção contra a Covid-19, além de esclarecer dúvidas frequentes sobre a doença. A reunião contou com a presença da pró-reitora de Administração, Tania Mara Francisco, da docente do Departamento de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp), Mônica Taminato, e de Wanderson Eduardo, da Comissão Interna de Infecção Hospitalar do Hospital São Paulo (HSP/HU/Unifesp).

Na ocasião, Taminato discorreu sobre o que é a Covid-19 e as formas de transmissão do vírus, e respondeu a dúvidas recorrentes sobre a questão – como o país de origem do surto e sintomas mais comuns (febre, tosse, diarreia e vômitos). Tratou inclusive das ações mais indicadas para sua prevenção, como rotinas de limpeza e produtos a serem adotados. “O nível de alerta em que estamos é de contenção. No Brasil e no mundo, passamos por outros dois níveis antes desse – alerta e perigo iminente. A contenção significa que é o momento de nosso país começar a adotar uma conduta diferente, verificando quem de fato possui o vírus e isolar os indivíduos de casos confirmados”, explicou a enfermeira.

A pró-reitora de Administração enumerou algumas medidas estratégicas que devem ser tomadas a partir do atual quadro, como a promoção de campanhas de conscientização e a revisão dos contratos de serviços terceirizados, como o de limpeza, manutenção e de motoristas. “É importante verificar cada um deles e, se for necessário, realizar aditivos para a aquisição de insumos, como álcool em gel, e de recipientes adequados. Faremos treinamento dessas equipes”, finalizou Tania.

Lido 5160 vezes Última modificação em Quarta, 15 Abril 2020 12:25