Sexta, 05 Março 2021 14:17

Atividades de Graduação durante Fase Vermelha no Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo está vivendo a maior crise sanitária desde a identificação do primeiro caso de covid-19, em 2020, na cidade de São Paulo. Os hospitais paulistas estão com taxas de ocupação acima de 80% e em muitos municípios, próximas aos 100%. Essa situação de calamidade pública conduziu o Governo do Estado de São Paulo a implantar a fase vermelha do Plano SP a partir de 06/03/2021.

Apesar de estarmos em período de recesso, na maioria dos cursos de graduação da Unifesp, existem atividades em andamento, as quais envolvem estudantes e servidores (docentes e técnicos/as). Sendo assim, a Pró-Reitoria de Graduação reforça às coordenações de curso, servidores(as) e estudantes:

1) Sobre atividades presenciais de estágio/internato*

Existindo a avaliação do campo de estágio e do(a) supervisor(a) sobre a necessidade e a segurança de continuidade das atividades presenciais no estágio curricular, ressaltamos a importância de:

1. Estudantes, professores(as) e supervisores(as) respeitarem as orientações de biossegurança da Unifesp e das instâncias municipais/estadual;
  2. Uso adequado dos equipamentos de proteção individual;
  3. Manter distanciamento social continuamente;
  4. Automonitoramento de saúde diário e fluxo de informações sobre o estado de saúde. Não venha trabalhar doente!

Demais cuidados destinados a prevenir o risco de contágio por covid-19 durante as atividades presenciais, durante o transporte de/para o campus e campos de atuação, assim como no momento das refeições.

2) Sobre atividades práticas especiais**

Quanto às atividades práticas especiais, realizadas no contexto de UCs teórico-práticas da área da saúde, mas que não constituem estágio curricular: recomenda-se que os cursos avaliem a necessidade/possibilidade de suspensão imediata das atividades presenciais, com reavaliação semanal do cenário epidemiológico no estado e no município. A recomendação é que ocorra uma minimização de todas as atividades presenciais possíveis, enquanto estivermos na Fase Vermelha.

3) Sobre atividades extra-curriculares presenciais de estudantes de graduação:

Atividades extra-curriculares presenciais de estudantes de graduação, incluindo atividades de ligas acadêmicas, monitoria, pesquisa e iniciação científica, permitidas mediante restrições e recomendações da Prograd e ProPGPq (Nota sobre Atividades de IC na Pandemia), devem ser preferencialmente suspensas enquanto durar a Fase Vermelha, e serão reavaliadas semanalmente junto ao Comitê Permanente para Enfrentamento da Pandemia de Coronavírus (CPEC/Unifesp).

Quanto aos estágios extracurriculares (não obrigatórios), recomenda-se, sempre que possível, que as atividades sejam desenvolvidas remotamente.

A orientação e o acompanhamento continuados dos(as) estudantes pelos(as) docentes, supervisores(as) e coordenadores(as) de curso são fundamentais para minimizar os riscos de contágio entre todos participantes das atividades formativas presenciais. Sempre que possível, deve-se buscar reduzir a frequência e o período presencial nos campos de prática, mantendo apenas atividades essenciais para formação profissional dos(as) nossos(as) estudantes.

Durante a permanência do Estado e municípios em Fase Vermelha, essas recomendações visam reduzir a circulação de pessoas e com isso contribuir para evitar o contágio por covid-19, em uma fase crítica de saturação do nosso sistema de saúde.

São Paulo, 5 de março de 2021
Pró-Reitoria de Graduação e Comitê Permanente para Enfrentamento da Pandemia de Coronavírus (CPEC/Unifesp)

*Atividades presenciais de estágio são acompanhadas pela comissão de curso e/ou coordenação de estágio e foram autorizadas mediante atendimento às normas de biossegurança, com anuência do(a) estudante, do curso e do campo de estágio (seja dentro ou fora da Unifesp);

**Atividades práticas essenciais foram solicitadas e aprovadas para algumas UCs teórico-práticas de cursos do campus SP, após análise da Comissão de Trabalho Seguro e Retomada de Atividades Práticas de Formação em Regime Especial, e estão sendo acompanhadas continuamente pela Comissão de Acompanhamento das Práticas dos Cursos de Graduação EPE e EPM do Campus São Paulo.

Lido 3780 vezes Última modificação em Quarta, 07 Abril 2021 16:35