Quarta, 16 Março 2022 08:07

Reitor da Unifesp visita novo prédio do Campus Diadema

capa visitaDiadema obra2022

O reitor da Unifesp, Nelson Sass, visitou o novo edifício acadêmico-administrativo do Campus Diadema na tarde da segunda-feira (14/3). O local proporcionará a centralização das atividades do campus e contará com restaurante universitário, salas de aula e de informática, auditórios, sala para docentes, espaços de convivência e biblioteca, entre outros. O encontro serviu ainda para debater temas da direção acadêmica como a reestruturação da parte elétrica do campus, a instalação de novas portarias e a implantação da farmácia-escola no edifício.

"É uma estrutura gigante que está sendo finalizada numa área muito estratégica da universidade. Dentro de um mês, serão finalizados espaços que vão melhorar muito a qualidade de estudos para os alunos. Apesar de todas dificuldades de recursos enfrentadas, tudo isso tem sido construído com muita energia, com toda estrutura trabalhando a todo vapor. São ações muito positivas para a comunidade", destacou Sass, durante a primeira visita presencial de sua gestão no campus.

capa visitaDiadema obra2022 1 capa visitaDiadema obra2022 5

Acompanhando o reitor, estavam a vice-reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, a pró-reitora de Administração, Tânia Mara Francisco, a pró-reitora e o pró-reitor adjunto de Planejamento, Juliana Cespedes e Daniel Carvalho, o assessor de Relações Institucionais do Gabinete, Dan Levy, o diretor da Gerência de Engenharia e Infraestrutura Hospitalar (HSP/HU Unifesp), Carlos Cesar Meireles, e o diretor do Departamento de Comunicação Institucional, Walter Teixeira Lima Junior.

O diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Social (Agits) da Unifesp, Paulo Schor, também compôs a comitiva da Reitoria. Ele aproveitou a ocasião, com a presença do vice-diretor da agência, Marcos Bizeto, para fazer uma apresentação do órgão e demonstrar aos(às) professores(as) as possibilidades de captação de recursos em inovação para o campus. Representando o Campus Diadema, estavam o diretor acadêmico, Dário Santos, o vice-diretor acadêmico, Wagner Batista, e o diretor administrativo, João Carlos Alves Duarte.

Retomada das atividades, economia de recursos e farmácia-escola

capa visitaDiadema obra2022 2 capa visitaDiadema obra2022 3

A pró-reitora de Administração ressaltou a retomada do ano letivo do campus com a realização de atividades já no novo edifício. "O encontro foi muito importante para se discutir os potenciais de uso do prédio já agora para o reinício das aulas, ou seja, no dia 6 de abril, teremos aula nele. Para isso, serão disponibilizados três andares com seis salas de aula, o refeitório no térreo e dois elevadores", detalhou. No total, os três andares terão 14 salas de 39 lugares, três salas de 63 lugares e três anfiteatros de 99 lugares.

Ainda sobre a importância do edifício, o diretor acadêmico explicou que, "com a entrega desse prédio, vamos desativar duas outras unidades do campus: a Florestan Fernandes, que é cedida pela prefeitura, a Antônio Doll, que é alugada. Do ponto de vista econômico, também é importante, porque vai diminuir as rotas de ônibus e gastos com segurança. Além disso, os alunos vão poder finalmente estar juntos num mesmo lugar".

O local também contará com uma farmácia-escola, que servirá como ponto de estágio para a formação dos(as) alunos(as) do curso de Farmácia. "Em uma área, ela irá atender a comunidade com a dispensação de medicamentos já industrializados, por meio de parceria com a Prefeitura de Diadema, e na outra parte os estudantes farão a manipulação dos medicamentos. Queremos fazer uma parceria inicial com o Hospital São Paulo, para que ele passe a utilizar a nossa farmácia para adquirir os medicamentos manipulados ou personalizados", concluiu o vice-diretor acadêmico.

capa visitaDiadema obra2022 4

Fotos: Alex Reipert