Sexta, 23 Setembro 2022 14:57

Nota de pesar da Reitoria da Unifesp pelo falecimento da Prof.ª Dr.ª Ieda Maria Longo Maugéri

Foto José Luiz Guerra DCIUnifesp Ieda

A Reitoria recebe, com profunda tristeza, a notícia do falecimento da docente do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Escola Paulista de Medicina e vice-diretora acadêmica do Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Prof.ª Dr.ª Ieda Maria Longo Maugéri.

Nesta instituição desde 1977, onde fez mestrado, doutorado e pós-doutorado, atuou ativamente nas áreas acadêmica e administrativa.

Foi chefe do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia e da Disciplina de Imunologia, coordenadora dos 1.º e 2.º anos médicos e coordenadora do Programa de Iniciação Científica da Unifesp (Pibic, Pibiti, Jovens Talentos, Pibic júnior).

Presidiu a Comissão Própria de Avaliação da Unifesp entre 2013 e 2018, sendo responsável pela Coordenação do Recadastramento da universidade junto ao Ministério da Educação, e pelo Congresso Acadêmico nas suas primeiras edições, sendo fundamental para sua institucionalização.

Na área de gestão integrou diversas comissões da Unifesp, foi membro da Congregação da Escola Paulista de Medicina e do Conselho do Campus São Paulo, como membra eleita representante dos(as) professores(as) associados(as), e atualmente era conselheira do Conselho Universitário (Consu).

Durante sua atuação na Administração Central, foi superintendente de Administração da Reitoria de 2017 a 2021, diretora de implantação do Hospital Universitário (HU2) e chefe de Gabinete da Reitoria de novembro 2020 a março 2021. Cuidou de perto de diversas unidades ligadas diretamente à Reitoria, como o Núcleo de Educação Infantil - NEI Paulistinha, o Centro de Arqueologia e Antropologia Forense (CAAF), o Campus Zona Leste, o SESMT e órgãos complementares. Também fez interlocução com o Sindicato de Trabalhadores da Unifesp (Sintunifesp) para acolhimento das demandas.

Abrupta e precoce é a partida da professora Ieda, mas seus anos de dedicação a esta casa deixam em nossa memória a lembrança de uma colega muito presente, comprometida com a Unifesp e com suas pessoas, competente, querida, prestativa, resoluta, ativa e incansável na proposição de estratégias e ações de futuro e na busca por melhores resoluções para os conflitos e necessidades da universidade.

Indubitavelmente Ieda deixa sua marca em nossa história e, como legado, o rigor acadêmico, o compromisso institucional e a disponibilidade para o bem comum.

Ao seu esposo, Wagner, à filha, Fernanda, ao netinho, Nicolas, e aos demais familiares e amigos(as), manifestamos nossas mais sinceras condolências.

Reitoria da Unifesp

Lido 2429 vezes Última modificação em Segunda, 10 Abril 2023 13:12