Terça, 04 Abril 2023 16:18

Campus Baixada Santista da Unifesp recebe ministro da Secretaria de Relações Institucionais

Encontro exaltou a universidade pública e a força de seus programas de extensão

Por Denis Dana

Ministro Alexandre Padilha, de camisa vermelha quadriculada, ao lado do prefeito de Santos, Rogério Santos e da reitora pro tempore Raiane Assumpção, durante a fala do diretor do Campus Baixada Sabtista, Odair Aguiar Jr. (Créditos: Dan Levy)
Ministro Alexandre Padilha, de camisa vermelha quadriculada, ao lado do prefeito de Santos, Rogério Santos e da reitora pro tempore Raiane Assumpção, durante a fala do diretor do Campus Baixada Santista, Odair Aguiar Jr. (foto: Dan Levy)

Na manhã de sábado, 1.º de abril, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, visitou o Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em pauta, estava a valorização da universidade pública e suas atividades extensionistas, com a produção do saber e sua transformação em prol da sociedade.

O encontro, ocorrido na Unidade Mariângela Duarte - Edifício Acadêmico I, também contou com as presenças do prefeito de Santos, Rogério Santos, parlamentares, além de diretores acadêmicos e administrativos, pró-reitores(as) e a reitora pro tempore da Unifesp, Raiane Assumpção. Também esteve presente no evento o reitor da UFABC, Dácio Matheus.

Na abertura das falas, Luciana Surjus, coordenadora do Projeto Redução de Danos, voltado para os cuidados às pessoas que usam drogas, pautado nos valores de garantia e promoção dos direitos humanos, usou a iniciativa “como exemplo de ação de transformar discurso em prática, produzindo conhecimento e formação em respeito e defesa da vida”. A relevância do projeto foi igualmente citada por Joana das Flores Duarte, vice-coordenadora da Câmara de Extensão e Cultura do campus: “esse tipo de atividade constrói a ponte necessária, agregando universidade e a comunidade”.

Da esquerda para a direita: Lia Bittencourt, Isabel Quadros, Raiane Assumpção, Dan Levy, Fernando Atique, Alexandre Padilha e Mauricio Garcia (Créditos: Denis Dana)
Da esquerda para a direita: Lia Bittencourt, Isabel Quadros, Raiane Assumpção, Dan Levy, Fernando Atique, Alexandre Padilha e Mauricio Garcia (foto: Denis Dana)

Parceria necessária com governos

Após as falas iniciais, que ilustraram a força dos programas de extensão promovido pela universidade pública em benefício da sociedade, Odair Aguiar Júnior, diretor do campus, fez uso da palavra para resumir em um breve espaço de tempo todo o avanço da unidade até chegar aos mais recentes anos, em que o planejamento teve de ser interrompido por falta de recursos.

“Tivemos que frear o nosso desenvolvimento. Algumas obras do campus ficaram paradas, espaços que serão utilizados em conjunto universidade e comunidade, além da construção da moradia estudantil, que precisam seguir adiante. Nesse sentido, a visita do ministro nos dá esperança de que o novo governo federal permita a recondução do caminho de progresso, de modo que a universidade continue a ser um importante agente de transformação social”, destacou.

Júnior também lembrou da forte cooperação existente entre a universidade e o governo municipal, com benefícios diretos à comunidade, parceria exaltada pelo prefeito santista, durante seu discurso. “Temos trabalhado em conjunto por meio de várias ações e iniciativas na área da saúde e social. Foi assim e seguirá sendo, porque temos o mesmo objetivo, que é o de garantir o desenvolvimento da região e de nossa sociedade”, disse Rogério Santos.

A parceria também foi elogiada pela reitora pro tempore da Unifesp. “Faz diferença ter um poder público local que reconhece a importância e a força da universidade pública. Isso demonstra e reforça o papel que ela tem enquanto projeto de nação”.

Alexandre Padilha Dan Levy 1 26
Equipe do Projeto Redução de Danos junto com o ministro Alexandre Padilha e o prefeito Rogério Santos (foto: Dan Levy)

“Mesmo com toda a dificuldade que tivemos nesses anos com escassez de verbas, não abrimos mão de garantir a finalidade da universidade pública nos campos da formação, da pesquisa e da extensão, prestando serviço para a sociedade”, ressaltou Raiane, que antes de passar a fala ao ministro Alexandre Padilha repetiu o pedido de Odair Aguiar Júnior por mais recursos para as obras do campus.

O ministro recebeu das mãos do diretor do campus um documento com os pleitos relacionados às obras e, ao término da visita, fez questão de salientar a importância do compromisso e da parceria entre universidade pública e governos, em todas as suas esferas.

“É um orgulho acompanhar como um projeto tão importante como o Redução de Danos pode contribuir de maneira direta para a ampliação da vida. Igualmente fundamental é observar a parceria forte entre governo municipal e universidade, trazendo benefícios para a sociedade”, afirmou Padilha.

“O novo governo também entende que é essencial a parceria com a universidade pública, na produção e divulgação dos saberes, tão importantes para o enfrentamento dos desafios das cidades na reconstrução do país. Esse é o nosso compromisso”, concluiu o ministro.

Lido 1820 vezes Última modificação em Quarta, 17 Mai 2023 13:04