Quarta, 17 Mai 2023 12:58

Com presença da Unifesp, encontro internacional reuniu na Espanha 700 reitores(as) de universidades de 14 países

Por Alexandre Milanetti

encontro internacional reuniu na Espanha 700 reitores

Entre os dias 8 de 10 de maio, a cidade de Valência, na Espanha, sediou o V Encontro Internacional de Reitores(as) da Universia, evento que contou com a presença de cerca de 700 reitores(as) e líderes universitários de instituições de ensino superior de 14 países, representando 14 milhões de estudantes da Europa, Estados Unidos e América Latina.

O Brasil enviou representantes de 82 universidades, sendo nove federais, duas estaduais e 71 privadas. A reitora pro tempore da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Raiane Assumpção, esteve presente ao evento, onde foram reafirmados pelos(as) dirigentes universitários(as) o compromisso com a construção de uma sociedade mais sustentável, inclusiva e justa por meio da Educação.

Por meio de convênios com o Santander, a Unifesp mantém diversos(as) bolsistas em variadas atividades na própria Instituição, como o Programa de Bolsas Santander Graduação e Programa Top España Santander Universidades, de mobilidade.

Tema: Universidade e sociedade

Tendo como tema central desta edição Universidade e sociedade, a Universia reuniu também personalidades políticas e empresariais mundiais. O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, abriu oficialmente o evento juntamente com a presidenta do Banco Santander e da Universia, Ana Botín, e o reitor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e presidente do Comitê Internacional do Encontro, Enrique Luis Graue Wiechers.

O Brasil foi representado no encontro por uma das maiores delegações, composta por reitores(as) e líderes educacionais, assim como por executivos(as) da Universia, do Santander Brasil e do Santander Universidades - Brasil. Além disso, os painéis e sessões também contaram com a participação de brasileiros(as).

Os(as) participantes aprofundaram durante os três dias do encontro a reflexão sobre as chaves do avanço da Universidade para que a sociedade progrida através de três eixos temáticos: o acompanhamento da formação ao longo da vida; o impulsionamento do empreendedorismo e da inovação; e o fomento de redes e a interconexão entre universidades e empresas.

“O encontro permitiu maior conexão em rede com instituições de ensino no âmbito mundial, vislumbrando contribuições da Unifesp a partir das suas potencialidades, como também possibilitou a identificação de parcerias para aspectos que a nossa universidade ainda pode avançar”, afirmou Raiane.

Ana Botín afirmou durante o evento que os sistemas de ensino superior terão de ser cada vez “mais flexíveis e abertos, capazes de se adaptar a novos concorrentes, com agilidade, em contextos muito diferentes”, e sublinhou a necessidade de “colocar ainda mais foco nas necessidades dos(as) estudantes e da sociedade”.

As conclusões do Encontro Internacional de Reitores(as) foram refletidas na Declaração de Valência, que reuniu o compromisso dos(as) reitores(as) para que a Universidade continue a avançar a partir de diversas linhas de atuação no seu propósito de continuar a contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

O V Encontro Internacional de Reitores(as) Universia deu continuidade aos encontros anteriores, realizados em Salamanca (Espanha) em 2018, no Rio de Janeiro (Brasil) em 2014, em Guadalajara (México) em 2010, e em Sevilha (Espanha) em 2005, e foi organizado pelo Banco Santander, que investiu mais de 2.220 milhões de euros e apoiou mais um milhão de estudantes, profissionais, projetos, empreendedores(as) e PMEs por meio de contratos com mais de 1.300 universidades de 25 países.

encontro internacional reuniu na Espanha 700 reitores 3

encontro internacional reuniu na Espanha 700 reitores 2

encontro internacional reuniu na Espanha 700 reitores 1

(Com informações da assessoria de imprensa da Universia)