Quinta, 06 Julho 2023 09:40

Unifesp oferece disciplinas de pós-graduação em idioma estrangeiro para ingresso no 2.º semestre de 2023

Ação faz parte do programa Capes PrInt e visa otimizar a internacionalização da instituição

A Universidade Federal de São Paulo, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq/Unifesp), está com inscrições abertas para nove disciplinas ministradas em idioma estrangeiro para ingresso no 2.º semestre de 2023. A relação está disponível neste link. A oferta das disciplinas integra as ações do programa Capes PrInt, do qual a Unifesp faz parte, com vistas a otimizar a internacionalização da instituição.

O coordenador da Internacionalização da ProPGPq/Unifesp, Camilo de Lellis Santos, explica que a promoção dessas disciplinas é importante, uma vez que o(a) aluno(a) já tem acesso às ações de internacionalização dentro da própria Unifesp. “Medo e insegurança com um idioma estrangeiro são sentimentos comuns para qualquer estudante de pós-graduação em início de carreira. Com essa oportunidade, o(a) estudante da Unifesp pode superar essa barreira dentro de casa e, quando for estudar fora, já terá adquirido competências”.

A oferta das disciplinas, segundo o coordenador, abre um leque de oportunidades para que os(as) estudantes estrangeiros(as) conheçam melhor a Unifesp, tendo o primeiro contato com a instituição a partir dessas disciplinas, mas podendo permanecer na instituição. “O objetivo final dessa ação é aumentar as chances de estudantes estrangeiros(as) se interessarem pela Unifesp. Ao entrarem em contato com a Unifesp, obtendo créditos em uma dessas disciplinas, podem, em uma próxima etapa, se tornarem um(a) estudante regular”, completa.

No caso dos(as) professores(as) da Unifesp, a oferta das disciplinas significa uma modificação das práticas pedagógicas, permitindo a criação de um ambiente favorável para receber estudantes internacionais que não falam português. “É um desafio enorme para o(a) docente, pois é exigida a transferência de competências linguísticas da comunicação cotidiana em inglês para o contexto de ensino formal. Nessas situações, o(a) docente terá de aprimorar suas competências didáticas, tendo o idioma inglês como via de comunicação majoritária”, complementa.

Como se matricular

Os(As) alunos(as) matriculados(as) em algum programa de pós-graduação da Unifesp podem pesquisar o curso no Sistema Integrado de Informações Universitárias (SIIU). A inscrição deve ser feita durante o período de matrícula em disciplinas nos cursos de pós-graduação. A seleção e confirmação serão feitas pelo(a) instrutor(a) e pela secretaria do programa. Os créditos serão computados automaticamente na página dos(as) alunos(as) aprovados(as) após a conclusão do curso, assim como o título da disciplina e a respectiva ementa em inglês.

Caso o(a) aluno(a) não esteja matriculado em um programa de pós-graduação da universidade, é necessário demonstrar o interesse em cursar a disciplina, entrando em contato com o(a) professor(a) responsável pelo curso, que dará as instruções referentes ao programa. O requisito mínimo é estar matriculado(a) em um programa de pós-graduação de um país estrangeiro. Os(As) aprovados(as) devem solicitar o certificado de créditos, com o título e ementa da disciplina em inglês junto à secretaria do programa de pós-graduação após a conclusão do curso.

Lido 2177 vezes Última modificação em Terça, 03 Outubro 2023 11:00