Quinta, 28 Setembro 2023 22:31

Unifesp integra comitiva do GCUB no Vaticano

Reitores(as) se reuniram com o Papa Francisco, com representantes da Università degli Studi Roma Tre e das embaixadas do Brasil no Vaticano e em Roma

Por José Luiz Guerra

Raiane E Papa
Raiane Assumpção cumprimentando o Papa Francisco (Foto: Fotógrafo oficial do Vaticano)

A Unifesp, representada pela reitora, Raiane Assumpção, participou, nos dias 20 e 21 de setembro, de uma comitiva do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) no Vaticano. O encontro reuniu reitores(as) de 40 universidades brasileiras, entre públicas, privadas e confessionais, além de diversas instituições de ensino da América Latina e do Caribe, totalizando 204 dirigentes. O grupo foi recebido pelo Papa Francisco, em audiência organizada pela Pontificia Comisión para América Latina (PCAL) e Red Universitaria para el Cuidado de la Casa Común (RUC), além de participar de uma agenda com representantes da Università degli Studi Roma Tre e das embaixadas do Brasil no Vaticano e em Roma.

Reitores Paulistas Vaticano 1
Reitores(as) das universidades paulistas com Embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas (Foto: Arquivo Pessoal)

Na quarta-feira, 20/9, os(as) representantes das instituições de ensino foram recebidos(as) pelo presidente da PCAL, Mons. Robert Prevost e pelos representantes da RUC, Lic. Francisco Piñón e Dra. Agustina Rodríguez Saa. Em seguida, participaram de conversas com o prefeito do Dicastério para Cultura e Educação, Card. José Tolentino de Mendonça, com a secretária do Dicastério de Desenvolvimento Humano Integral, Dra. Alessandra Smerilli e com o presidente da Academia pela Vida, Mons. Vincenzo Paglia. Posteriormente, participaram de duas dinâmicas de trabalho em grupo, nas quais foram discutidas a crise ambiental, mudanças climáticas, água e biodiversidade, crise econômica, tecnologia e tecnocracia, crise social, degradação social, desigualdade, crise cultural, desemprego e migração. As discussões resultaram na elaboração de propostas, que foram apresentadas ao Papa Francisco, durante encontro ocorrido na manhã de quinta-feira, 21/9. Na ocasição foi entregue ao sumo pontífice um manifesto assinado por todos(as) os reitores(as), intitulado “Roma apela para a ética em Inteligência Artificial”, que reforça o compromisso com a Ética na Inteligência Artificial.

Raiane e Massimiliano Fiorucci
Raiane Assumpção e Massimiliano Fiorucci (Foto: Arquivo pessoal)

Ainda na quinta-feira, no período da tarde, os(as) reitores(as) se reuniram com o embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas, e com a conselheira do Setor de Ciência, Tecnologia & Inovação, Meio Ambiente, Educação e Saúde da Embaixada de Roma, Fernanda Maria Rocha Soares dos Santos. Já na sexta-feira, 22/09, os(as) reitores(as) participaram de uma agenda com a Università degli Studi Roma Tre, representada pelo reitor, Massimiliano Fiorucci, pelo vice-diretor e coordenador de atividades internacionais, Giorgio Resta e pelo professor de Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras, Giorgio De Marchis. No caso específico da Unifesp, houve interesse da instituição em firmar acordo de cooperação nas áreas de Farmácia, Ciências do Mar, Literatura e Língua Portuguesa.

Carta Ao Papa 1
Reprodução da carta entregue ao Papa, reforçando o compromisso com a Ética na Inteligência Artificial

A reitora afirmou ter sido um privilégio ter participado da missão acadêmica. “Foi um encontro único! O Papa Francisco ouviu os resumos de nossas contribuições para cada tema e debateu cada um dos pontos. Além disso, fez um convite às universidades latino-americanas e caribenhas para contribuírem com os desafios do milênio e que gostaria de nos ouvir sobre temas que ele considera cruciais para a construção de um modelo de sociedade em que a dignidade humana e o cuidado com a mãe terra sejam os objetivos a serem alcançados, como também sobre a contribuição das universidades neste processo de construção". Raiane também entregou um ofício ao Papa, com o intuito de apresentar a instituição, destacando as principais áreas de atuação, as recentes classificações em rankings internacionais, como o da Times Higher Education, e colocando a instituição à disposição para contribuir com o debate.

Lido 1166 vezes Última modificação em Segunda, 30 Outubro 2023 12:21