Sexta, 15 Março 2024 22:01

Gestão da Unifesp apoia ações de equidade de gênero

Na semana que marcou o Dia Internacional da Mulher, a instituição participou de atividades relativas à temática

Dado o protagonismo da Universidade Federal de São Paulo no tocante à promoção da equidade de gênero, a instituição, representada pela reitora Raiane Assumpção, participou de atividades relativas ao tema na semana que marcou o Dia Internacional da Mulher. A Unifesp está entre as principais universidades brasileiras no quesito equidade de gênero, segundo o THE Impact Ranking 2023, o que reflete a sua importante atuação no debate e na promoção de ações voltadas ao reconhecimento do protagonismo da mulher na universidade e na sociedade.

No dia 5 de março, o Centro Cultural Banco do Brasil promoveu o evento Mulheres que Inspiram – o mundo é melhor com diversidade, que reuniu mulheres com papel de liderança nas suas instituições para compartilhar desafios vivenciados no dia a dia e as ações e políticas promovidas visando à equidade de gênero.

Já no dia 8, Raiane esteve no evento As Mulheres e as Instituições, promovido pela Universidade de São Paulo (USP), com o objetivo de debater as questões de gênero nas carreiras científicas e no Sistema de Justiça do Brasil,reunindo dirigentes das universidades públicas do Estado de São Paulo e pesquisadores/as do Centro Observatório das Instituições da USP.

Mulheres já são maioria em todas as categorias na Unifesp

As mulheres são maioria em todas as categorias da Unifesp. Dados referentes a 2023 indicam que elas ocupam a maior parte das vagas na graduação, pós-graduação, residências médica e multiprofissional, bem como nas carreiras docentes e técnico-administrativas em Educação.

As mulheres também são destaque quando o assunto é liderança. Elas representam mais da metade em cargos de chefia na instituição (entre cargos de direção e funções gratificadas). Confira os números abaixo:

Total: 1.661
Mulheres docentes: 848 (51,08%)

TAEs
Total: 3.561
Mulheres TAEs: 2.212 (62,11%)

Líderes (CDs e FGs)
Mulheres líderes: 265 (55,78%)

Total de matriculados(as): 14.664
Mulheres matriculadas: 8.726 (59,5%)

Pós-graduação lato sensu
Total de matriculados(as): 2.830
Mulheres matriculadas: 1.748 (61,76%)

Pós-graduação stricto sensu
Total de matriculados(as): 4.629
Mulheres matriculadas: 2.795 (60,38%)

Residência médica
Total de matriculados(as): 1.579
Mulheres matriculadas: 854 (54%)

Residência multiprofissional
Total de matriculados(as): 459
Mulheres matriculadas: 387 (84%)

Esses números da Unifesp são decorrência de um constante e potente conjunto de políticas e ações institucionais, colocando à toda comunidade da universidade o desafio do fortalecimento e aprofundamento desta realidade ao longo do tempo.

Lido 310 vezes Última modificação em Quinta, 04 Abril 2024 09:54