Quarta, 03 Julho 2024 10:13

Unifesp apresenta projetos à secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde

Encontro teve como objetivo discutir temas voltados à transformação digital na saúde, visando intensificar parcerias

ReuniaoAnaEstelaPortal 1

A reitora Raiane Assumpção, juntamente com docentes e pesquisadoras(es) da Unifesp, reuniu-se na tarde da segunda-feira, dia 1.º de julho, com a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, para discutir sobre saúde digital e apresentar os projetos desenvolvidos na universidade na área, com vistas a intensificar parcerias entre as duas instituições.

Organizada a pedido da Reitoria, conjuntamente com o Ministério da Saúde, essa reunião ampliada de trabalho é fruto de um primeiro encontro com a secretária ocorrido em março deste ano, para que a Unifesp colabore com o ministério, sugerindo propostas relacionadas à transformação digital na saúde.

Imagem mostrando uma reunião ou sala de aula. As pessoas estão sentadas em mesas com computadores e notebooks, parecendo envolvidas em discussões ou tomando notas.

Estiveram presentes convidadas(os) de diversas áreas do conhecimento, como Medicina Preventiva, Informática em Saúde, Ciências Farmacêuticas, Ciência e Tecnologia, Design Educacional, Saúde indígena, Educação, Telessaúde, Psiquiatria, entre outras.

A gestão da universidade foi representada pela reitora Raiane Assumpção, pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Dan Levy, pela assessora de Relações Acadêmicas, Isabel Quadros, pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora Galvani, pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Fernando Atique, e pela superintendente de Tecnologia da Informação, Lidiane Silva. Pela secretaria, acompanharam virtualmente a reunião Silvana Gomes Benzecry, coordenadora-geral de Telessaúde, e João André Santos de Oliveira, coordenador-Geral de Gestão da Informação Estratégica em Saúde.

imagem também mostra pessoas envolvidas em uma reunião ou discussão. Uma mulher em primeiro plano, a secretária Ana Estela Haddad, parece estar falando, com outras pessoas ouvindo atentamente.

Em suas considerações finais, Ana Estela Haddad destacou a potência e riqueza dos projetos apresentados, os quais têm grande impacto e alcance, sugerindo o agrupamento das iniciativas em três linhas temáticas amplas: Inovação e Pesquisa; Assistência; e Formação e Educação Permanente. Como encaminhamento, novas reuniões desses grupos estão previstas para ocorrer nas próximas semanas.

“Quando a gente tem a possibilidade de estar com um ministério, um ente federativo, no papel de implementar uma ação, isso é muito importante, pois há a possibilidade de colocar a ciência e o conhecimento a serviço de uma resposta prática à população. Isso faz com que a gente perceba que nosso papel faz mais sentido. Agradecemos essa oportunidade”, concluiu a reitora.

a imagem mostra um grupo de pessoas em um ambiente de reunião formal, com uma mulher falando ao centro (a reitora da Unifesp) enquanto outras ouvem. Placas de identificação e cadernos ficam visíveis na mesa, indicando uma discussão ou apresentação organizada.

Fotos: Alex Reipert

Lido 622 vezes Última modificação em Quarta, 04 Setembro 2024 14:39