Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Professor da Unifesp apresenta projeto de dança contemporânea no Centro Cultural São Paulo

Apresentação acontece em 28 de julho durante o evento “Partilha do Sensível”

O professor de filosofia do Campus Diadema e Guarulhos e coordenador do núcleo DAAFI (Dança – Arte - Filosofia) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Carlos Eduardo Ribeiro, tem entre suas atividades, como pesquisador e criador, a dança contemporânea. Seu projeto “Os canalhas também envelhecem” (filosofia do ralo) foi escolhido para compor a noite de compartilhamento de criações em dança no evento “Partilha do Sensível” no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Inspirado no livro homônimo do filósofo francês Jacques Rancière, “Partilha do Sensível” é um projeto que oportuniza aos criadores em dança contemporânea a comunicação de suas pesquisas e criações. Coordenado pela coreógrafa Claudia de Souza, junto dos dançarinos Patricia Zuppi, Robson Ferraz e Danilo Patzdorf, o evento mensal, que ocorre desde abril e vai até setembro, às terças-feiras, vem se constituindo em espaço de vivência inovadora e criadora da arte da dança no CCSP. O intuito do projeto é oferecer um intercâmbio entre as diversas estéticas e pesquisas que compõem o cenário artístico de dança na cidade de São Paulo, possibilitando a visibilidade e o acesso ao público, a partir da abertura dos processos de criação.

Projeto “Os canalhas também envelhecem” (filosofia do ralo)

A emersão de personagens a partir da filosofia e da literatura tem atravessado as criações em dança contemporânea do dançarino. Nessa primeira comunicação de pesquisa do projeto, Basil Hallward, o pintor assassinado por Dorian Gray, é dançado como a consciência infeliz desse jovem narcisista. Uma filosofia do ralo é a primeira experimentação/improvisação do tema da traição infame singularizada no romance filosófico de Oscar Wilde.

Evento: Ação poética Partilha do Sensível

Data: 28/07/15

Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa

Endereço: Rua Vergueiro, 1.000. Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô - Centro