Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Unifesp promove III Cientistas de Diadema

O evento, que ocorrerá no Campus Diadema, trará Show de Ciências, palestras científicas animadas, vídeos, oficinas e estandes de ciência; haverá palestra do Programa Banco de Alimentos do município

O Campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizará, neste sábado (22/10), o III Cientistas de Diadema, evento que pretende criar espaços para que o público em geral entre em contato com a ciência e a tecnologia. Organizada pela Câmara de Extensão e Cultura do campus, a iniciativa acompanha a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como tema deste ano “Ciência Alimentando o Brasil”.

A organizadora, professora Carolina Vautier Teixeira Giongo, conta que a primeira edição ocorreu em 2009 no intuito de acompanhar a Semana Nacional de Ciência. “Naquele ano, conseguimos reunir estudantes de escolas públicas e privadas, além de graduandos da Unifesp e professores. Nosso intuito é dar continuidade ao projeto, que além de permitir o aprendizado, apresenta a ciência de uma forma divertida e propaga o conhecimento com uma linguagem acessível”.

O evento deste ano trará palestras científicas animadas sobre temas variados, incluindo alimentação saudável, alimentos transgênicos e formas de ingresso no ensino superior. Haverá, ainda, diversas outras atividades: vídeos científicos, oficinas, exposições sobre fósseis, insetos e plantas, estandes com projetos estudantis, além do Show de Ciência. Este último apresentará cinco experiências diferentes, com a participação da plateia, como a retirada do DNA de morangos, fluorescência com água tônica e criação de aromas artificiais.

A organização abriu espaço para a participação do Programa Banco de Alimentos de Diadema, inciativa da prefeitura voltada ao combate do desperdício de alimentos e à minimização da fome. Carolina afirma que espera cerca de 200 pessoas na ocasião, especialmente alunos da Escola Estadual Professora Antonieta Borges Alves. “Contamos especialmente com a presença de jovens estudantes. Todos serão contemplados com lanches e sorteios”, finaliza.

III Cientistas de Diadema

Data: 22/10/2016

Horário: das 14h às 18h

Local: Unifesp (Campus Diadema – Unidade Manuel da Nóbrega) – Av. Manuel da Nóbrega, 1149.