Canal de Relacionamento
FAQ
Veja abaixo as perguntas mais frequentes. Caso sua dúvida persista, por favor, entre em contato, teremos prazer em atender.
TERMO DE ESTÁGIO
Sou aluno(a) do Campus Diadema e consegui uma oportunidade de estágio em uma Entidade Privada e/ou Pública, e agora o que faço?
É necessário verificar se a Entidade possui Convênio vigente com o Campus Diadema.
Como posso consultar se existe Convênio vigente com uma Entidade Privada e/ou Pública?
Consulte pelo link: http://aquarius-prod1.epm.br/convenio/faces/resposta.xhtml
Como aluno, posso começar o estágio antes da assinatura do Termo de Convênio de estágio com o Campus Diadema da Unifesp?
Não, você só pode começar o estágio quando a Empresa estiver credenciada, ou seja, com um Termo de Convênio vigente.
Se a Entidade Privada e/ou Pública já possui Convênio com o Campus Diadema, o que é preciso fazer antes de assinar o contrato de estágio?
Entre em contato com o Setor de Estágios do Campus Diadema pelo endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Como uma Entidade Privada e/ou Pública faz para contratar alunos do Campus Diadema da UNIFESP para estagiar?
É preciso estar credenciada pelo Campus Diadema – Unifesp.
CONTRATOS DE ESTÁGIO
Dúvidas em relação A CONTRATOS DE ESTÁGIOS devem ser solicitadas no setor responsável através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
TERMO DE CONVÊNIO
Quem pode ser credenciado junto ao Campus Diadema – Unifesp?
Poderão ser credenciadas as empresas, agentes de integração e entidades públicas que apresentarem a documentação relativa à Habilitação Jurídica e à Regularidade Fiscal e Trabalhista, assim como o Requerimento para Credenciamento.
Como faço para credenciar uma Entidade Privada e/ou Pública junto ao Campus Diadema da Unifesp, para contratação de alunos para estágio?
É preciso celebrar um Termo de Convênio com o Campus Diadema - UNIFESP.
Quem não pode fazer credenciamento para Convênio de Estágio com a Unifesp?
- Concordatários, em recuperação judicial ou em processo de falência, sob concurso de credores, em dissolução ou em liquidação.
- Que estejam com o direito de licitar e contratar com a Administração suspenso, ou que tenham sido declaradas inidôneas pela Administração Pública, no âmbito Federal, Estadual, Municipal ou do Distrito Federal.
O que é necessário para o Credenciamento de Entidade Privada e/ou Pública para celebração de Convênio para estágio de alunos?
É necessário atender ao disposto no EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 04/2020 e obrigatoriamente encaminhar o Requerimento para Credenciamento - Anexo I e cópia da documentação necessária para o credenciamento, que se encontra descrita no Item 5 deste Edital.
Onde encontro os arquivos necessárias para o credenciamento junto ao Campus Diadema da Unifesp?
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 04/2020 - disponível em https://www.unifesp.br/campus/dia/convenios/convenios-de-estagio/legislacao-e-normas-internas-2
REQUERIMENTO PARA CREDENCIAMENTO - Anexo I – disponível em https://www.unifesp.br/campus/dia/convenios/convenios-de-estagio/modelos-de-documentos
Porque é obrigatório o envio da documentação do item 5 do EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 04/2020?
Para atestar que a Entidade Privada e/ou Pública encontra-se habilitada juridicamente e está com regularidade fiscal e trabalhista.
É possível credenciar uma Entidade Privada e/ou Pública com falta de regularidade fiscal ou trabalhista?
Não, só é possível fazer o credenciamento com todas as obrigações fiscais e trabalhistas em dia.
Para o credenciamento é aceita certidão positiva com efeitos de negativa?
Sim, é possível usar certidão positiva com efeitos de negativa para o credenciamento.
Qual é o prazo para a celebração do Convênio de Estágio com a Unifesp?
O período entre a análise do pedido de credenciamento e a celebração de convênio entre a UNIFESP e a credenciada, deverá ser finalizado em aproximadamente 60 (sessenta) dias, contados do requerimento regularmente instruído .
Pode fazer o pedido de credenciamento com pendência fiscal ou trabalhista?
Não. O credenciamento somente será realizado com situação regular, tanto fiscal quanto trabalhista.
Pode fazer o pedido de credenciamento com documentação incompleta?
O envio de documentação incompleta, principalmente por falta de regularidade fiscal ou trabalhista, acarretará em retrabalhos e paralisação dos procedimentos para o Credenciamento.
É aceita Certidão positiva com efeito de negativa para o credenciamento, uma vez que a Entidade Privada e/ou Pública está em processo de regularização junto ao Órgão responsável?
Sim. Caso disponha de Certidão Positiva com Efeito de Negativa “vigente” é possível prosseguir com o credenciamento.
Como enviar a documentação para o Credenciamento da Entidade Privada e/ou Pública junto ao Campus Diadema?
Os documentos poderão ser digitalizados e enviados por e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ainda não possuímos Convênio com a Instituição, vocês aceitam o nosso modelo próprio de Termo de Convênio de Estágio?
É possível aceitar outros modelos de TCE, porém ele deverá ser analisado previamente pela Procuradoria da Unifesp para sua utilização.
A Empresa já possui Convênio de Estágio com outro Campus da UNIFESP, mesmo assim deve ser feito um novo convênio com Diadema?
Sim, e necessário firmar um Convênio com o Campus onde o aluno está cursando.
ASSINATURA ELETRÔNICA
Como a Entidade Privada e/ou Pública faz para realizar a assinatura do Termo de Convênio?
Durante a pandemia, o Termo de Convênio será assinado eletronicamente, ou seja, todo procedimento terá formato digital.
Para a assinatura digital do Termo de Convênio, a Entidade precisará fazer o Cadastro de usuário externo, com dados do representante legal da Empresa (a mesma pessoa que assinará o requerimento de convênio - Anexo I).
Como fazer o Cadastro de Usuário Externo, para assinatura eletrônica do Termo de Convênio?
Este cadastro é feito no Sistema Eletrônico de Informações - SEI, que pode ser realizado no decorrer do credenciamento, conforme orientações a seguir.
- 1º) Acessar: http://www.unifesp.br/reitoria/proadmin/novo-sei-unifesp
- 2º) Ir em "Usuário Externo", em seguida "Me cadastrar como usuário externo";
- 3º) Após o preenchimento do cadastro, será enviado no e-mail com um Termo de Declaração de Concordância e Veracidade - TDCV (link também disponível na aba USUÁRIO EXTERNO). Assinar, digitalizar e enviar para (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
- 4º) O acesso será liberado para assinatura eletrônica após o recebimento do e-mail com o Termo TDCV digitalizado.
Tenho dúvida quanto ao Termo de Declaração de concordância, emitido pelo SEI- Sistema Eletrônico de Informações, o que faço?
Dúvidas relacionadas ao SEI – Sistema Eletrônico de Informações deverão ser enviadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Qual a importância para cadastrar o acesso de usuário externo no SEI ?
Para realizar assinatura eletrônica dos Termos de Convênio para estágios em todos os Campi da Unifesp.
É necessário enviar os documentos fisicamente para o setor de Convênios?
Enquanto durar a pandemia, toda documentação para o credenciamento deverá ser digitalizada e enviada por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Como saber se o Termo de Convênio está disponível para assinatura do usuário externo?
No momento oportuno, o setor de Convênios enviará um aviso para que seja efetivada a assinatura digital no Termo de Convênio.
A Empresa já fez o cadastro de usuário externo no sistema SEI feito anteriormente com outro Campus da UNIFESP, é necessário fazer novo cadastro com Diadema?
Não precisa, basta enviar cópia digitalizada do último Termo de Declaração de Concordância e Veracidade usado no cadastro anterior, para liberação de usuário externo para assinatura do novo Termo de Convênio.