A Comissão Interna de Residência Universitária (CIRU) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) foi criada no princípio de 2011, vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), objetivou colocar em discussão a possibilidade e a oportunidade da construção de moradias para os estudantes da instituição, assunto até então pouco explorado no seio dessa comunidade acadêmica.
Em 26 de setembro de 2012 a Direção Acadêmica do campus Diadema nomeou a primeira Comissão Local de Moradia Estudantil, atualmente reformulada. Entretanto, se faz necessário conhecer as ações desenvolvidas por esta Comissão:
- Em setembro de 2013 a Comissão Local apresentou na Congregação do Campus e posteriormente à Pró-Reitoria de Planejamento - PROPLAN e à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE a Indicação dos terrenos para moradia estudantil.
- Durante o ano de 2014 foi realizado através do Projeto de BIG – Bolsa de Iniciação à Gestão pelo estudante bolsista Silvaney Leandro Ferreira o Levantamento de Moradias Estudantis para subsidiar os trabalhos da Comissão e do Núcleo de Apoio ao Estudante.
- Em Outubro/2014 houve a indicação de terrenos realizados pela PROPLAN e foi apresentado na Congregação do Campus uma pré-avaliação destes terrenos.
A partir de fevereiro de 2015 uma nova comissão assumiu a responsabilidade de dar continuidade aos trabalhos para a implementação da moradia estudantil no campus Diadema.