Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Curso de Ciências Ambientais da (ICAQF/Unifesp) recebe o selo de Melhores Universidades

Ele foi avaliado com quatro estrelas (muito bom) pelo Guia do Estudante

O curso de Ciências Ambientais do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp – Campus Diadema) recebeu, do Guia do Estudante (Editora Abril), o selo de Melhores Universidades. A avaliação foi de quatro estrelas (muito bom), levando em consideração os seguintes critérios: corpo docente, projeto pedagógico, infraestrutura física do campus, pós-graduação, bases de dados, publicações, entre outros.

Segundo a coordenadora, professora Eliana Rodrigues, o curso foi implementado a partir de 2010 com a principal justificativa de integralizar o conhecimento na área ambiental diante dos complexos cenários observados no entorno do campus (Represa Billings, áreas de mananciais, ocupações irregulares e áreas de preservação da Mata Atlântica em meio urbano). “Vislumbrou-se um panorama rico e promissor para estudos e pesquisa sobre impactos ambientais, poluição atmosférica e qualidade das águas, afetando tanto os aspectos socio-econômicos, quanto os relacionados a saúde”.

A Comissão do curso é composta por seis áreas do conhecimento: Ciências Ambientais, Geociências, Bio-Ecológicas, Ciências Humanas, Química e, finalmente Física e Matemática. Estas áreas são abordadas nas unidades curriculares (UCs) obrigatórias (3132 horas) e eletivas (216 horas) de forma inter e transdisciplinar. “O diferencial de nosso curso é o oferecimento deste equilíbrio entre processos físicos, químicos, biológicos, sociais e econômicos, necessário ao pleno entendimento da complexa temática ambiental, envolvendo homem, sociedade, natureza, desenvolvimento e sustentabilidade”, pontua Eliana.

O recém-formado na área pode exercer três principais atividades em empresas de iniciativa privada e pública, bem como em institutos de pesquisa ligados à área ambiental: Cientista Ambiental (observação e análise de processos, formulação e avaliação de hipóteses científicas), Analista Ambiental (avaliação e realização de estudos técnicos de impactos ambientais) e Remediador Ambiental (constituição de equipes multidisciplinares, e proposta de soluções para manejo ecológico, planejamento ambiental, recuperação de áreas degradadas e controle da qualidade ambiental).

Em maio desse ano, o curso também foi positivamente avaliado pelo Ministério da Educação (MEC): o bacharelado em Ciências Ambientais recebeu nota 5 (concito máximo) pela instituição. A visita in loco resultou nos conceitos 4.7 para a organização didático-pedagógica, 5.0 para o corpo docente e 4.7 para as instalações físicas, conferindo ao curso o Conceito Global 5.0.

Curso: Ciências Ambientais

Campus: Diadema

Duração: 8 semestres

Turnos: integral