Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Desabamento de Estrutura do Refeitório

Prezada Comunidade do campus Diadema

Vem a Direção do campus Diadema prestar informações sobre o desabamento de estrutura do refeitório 01 na Unidade José de Filippi, que occorreu ontem à noite  (29/11).

Felizmente, registaram-se apenas danos materiais.

O local foi imediatamente interditado, e a Diretora Administrativa e a Divisão de Infraestrutura estiveram hoje, desde cedo, no local. Destacamos a seguir algumas ações das nossas equipes:

• uma equipe da Pró-Reitoria de Planejamento (ProPlan) esteve no local para emissão de laudo conjunto com a equipe de Infraestutura do campus, identificando causas e propondo soluções para que a comunidade possa continuar desfrutando de refeitório naquela unidade, no mais breve prazo possível;
  •  a Defesa Civil foi chamada, a fim de que emita parecer sobre as causas da ocorrência e sobre a segurança do uso do outro espaço de refeitório que se mantém intacto;

• mesas e cadeiras do refeitório foram transferidas para os átrios disponíveis na Unidade J. Filippi, a fim de possibilitar que o restaurante universitário continua funcionando;

• uma empresa foi contratada  para fazer a remoção emergencial do entulho, com o pronto apoio da Pró-Reitoria de Administração.

Embora não exista ainda um laudo, recebi o memorando 217/2017 da Divisão de Infraestrutura do campus Diadema (cópia em anexo), do qual ressalto:

"Destaca-se que na parte visível da estrutura, aquela sobre o piso, não há sinais de que a madeira esteja apodrecida, fato que só se pôde avaliar com o rompimento [na base e sob o piso]".

Perante essa primeira observação, que denota uma dificuldade em avaliar a estrutura para fins de prevenção de acidentes, é possível que seja necessária a substituição completa do segundo refeitório, por outro que dê absoluta segurança à comunidade de alunos, professores e técnicos que diariamente ocupam o local, durante as refeições, períodos de estudo e reuniões, ou apenas para convivência. Neste contexto, solicitei já à Divisão de Infraestrutura e Diretora Administrativa que seja projetado novo refeitório, e respectiva estimativa de orçamento, a fim de que a estrutura existente seja completamente substituída .

Gostaria de salientar e agradecer as mensagens de apoio que recebi da Reitoria da UNIFESP. Tivemos já o apoio objetivo e executivo das equipes da ProPlan e da ProAdm na autorização da contratação emergencial para remoção do entulho, e fui informado de que "a Reitoria reservará recurso de capital para a construção o mais rápida possível de uma nova estrutura".

Atenciosamente.

A Direção Acadêmica