Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Moção da Comissão do Curso de Ciências – Licenciatura e da Câmara de Graduação da UNIFESP, campus Diadema, contra a decisão do governador João Dória de retirar o material escolar dos estudantes do 8º ano da rede estadual

Moção da Comissão do Curso de Ciências – Licenciatura e da Câmara de Graduação UNIFESP contra a decisão do governador João Dória de retirar o material escolar dos estudantes do 8º ano da rede estadual por "suposta apologia à ideologia de gênero".

A comissão do Curso de Ciências – Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo e a Câmara de Graduação campus Diadema manifestam-se

contrariamente à decisão do governador do estado de São Paulo João Dória de retirar o material escolar dos estudantes do 8º ano da rede estadual por suposta “apologia à ideologia de gênero”. Essa determinação contraria a orientação de uma das habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, p. 349): “Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética)” e deve ser abordada no 8º ano. Além disso, o texto censurado foi apresentado apenas como um dos materiais a serem discutidos de acordo com um enunciado de atividade didática que sugere a reflexão a respeito da diversidade de manifestações e expressões da identidade humana, não implicando imposição de uma determinada visão. Em destaque, a fonte do texto criticado é do ministério da saúde selecionado pela equipe da secretaria estadual de educação de São Paulo. Por ser a escola o espaço no qual o respeito às diferenças e diversidades deve ser democraticamente fortalecido, não se justifica a atitude do governador.

Diadema, 12 de setembro de 2019.

Comissão do Curso de Ciências – Licenciatura

Universidade Federal de São Paulo – campus Diadema