A graduação em engenharia deixa ao final do curso, na maior parte dos estudantes, uma sensação de insegurança profissional, como se todo o conhecimento adquirido fosse insuficiente para uma atuação plena no mercado de trabalho.
Isso se justifica em parte pelo fato de que o curso de engenharia realmente tem uma abrangência muito grande em termos de área de conhecimento. Na prática, não é razoável imaginar que se exigirá profundos conhecimentos de todas as áreas envolvidas em apenas 5 ou 6 anos de graduação, mesmo que em alguns casos o estudante consiga direcionar sua área de interesse já durante sua formação. Há muitos relatos de jovens engenheiros que chegam ao mercado de trabalho já formados, mas sem todo o conhecimento e experiência necessários, e acabam se sentindo perdidos e inseguros.
Existem algumas oportunidades em que a aluno tem de exercitar a prática e consolidar seus conhecimentos acadêmicos como o estágio em empresas e/ou instituição de pesquisa, através de sua participação em Empresa Júnior, através de projetos de pesquisa e do Trabalho Final de Graduação. Outra maneira poderia ser através de projetos de extensão que envolvesse conhecimentos de engenharia. Muitas vezes nesses projetos os alunos têm contato com a rotina real de trabalho e tem a assessoria de seus professores para orientá-los. Neste sentido, se torna conveniente que houvesse um projeto de extensão de modo a criar um ambiente favorável para um bom exercício de integração dos conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula com a prática.
Nome do coordenador do projeto/programa:
Prof. Rogério de Almeida Vieira
Contato do coordenador:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Link para o Lattes do coordenador:
http://lattes.cnpq.br/0257648173403684
Link para o projeto/programa:
http://ppgeq.sites.unifesp.br/index.php/pt/projetoetme