3 - Orientações para as cedentes

Diretrizes Gerais dos Estágios na Unifesp

DIRETRIZES GERAIS DOS ESTÁGIOS NA UNIFESP

1. O início das atividades de estágio pela/o estudante deve ocorrer SOMENTE APÓS a regularização do estágio por meio da assinatura do contrato pela instituição de ensino.

2. Nenhum documento de estágio poderá ser encaminhado para assinatura do diretor acadêmico antes do registro e análise pela Divisão de Assuntos Educacionais (DAE) e Coordenação de Estágio do respectivo curso de graduação.

3. Da solicitação à assinatura de documentos de estágio, o prazo de atendimento é de até 10 (dez) dias úteis (conforme Art. 127, §1º, alínea b, do Regimento Interno da Graduação da Unifesp).

4. A Direção Acadêmica do campus SJC da Unifesp não assina documentos de estágio com data retroativa, e não se responsabiliza por atividades iniciadas antes da data de assinatura do contrato (conforme Portaria nº2, de 15 de março de 2017).

Exigência do Convênio de Estágio com a Unifesp

Pessoas jurídicas e órgãos interessados em ofertar oportunidades de estágio e recrutar estudantes de graduação da Unifesp devem necessariamente optar por uma das seguintes vias alternativas:

celebrar um convênio de estágio com a Unifesp;

● valer-se dos serviços de um agente de integração conveniado com a Unifesp a fim de intermediar a contratação de estagiários.

Na Unifesp, os contratos de estágio são, sem exceções, acessórios a um termo de convênio. Por determinação da Procuradoria Federal junto a Unifesp, contratos de estágio poderão ser firmados apenas se houver convênio vigente em que conste o CNPJ da concedente direta ou do agente de integração de estágio.

Um detalhe importante: quando uma empresa possui várias filiais com diferentes números de CNPJ, cada uma delas deve providenciar a assinatura do seu próprio termo de convênio com a Unifesp. Assim, mesmo que exista convênio de estágio vigente com uma determinada filial, esse convênio valerá para a contratação de estagiários exclusivamente por aquela filial, com aquele número de CNPJ específico.

**Consulte a relação de EMPRESAS E ENTIDADES CONVENIADAS**

Procedimentos para a Celebração do Convênio de Estágio

O credenciamento para celebração de convênio de estágio é regido pelo Edital de Chamamento Público Nº 01/2020.

Importante:

Para a oferta de estágios aos estudantes da Unifesp, FILIAIS de empresas de grande porte devem se credenciar com seu CNPJ próprio.

O Edital e seus anexos podem ser acessados por meio da página a seguir:

Edital de Chamamento Público nº01/2020

Comunicado

Informamos que o credenciamento de empresas para ofertar estágio aos discentes do ICT está sendo feito via processo eletrônico, de modo que toda a documentação necessária deverá ser enviada por e-mail para o endereço <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.
Em caso de dúvidas, favor, contatar-nos também pelo e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.

As dúvidas poderão ser esclarecidas junto ao Setor de Convênios do Campus São José dos Campos  ̶  Rua Talim, 330, Vila Nair, São José dos Campos, SP, CEP 12231-280  ̶  pelos seguintes canais:

● pelos telefones (12) 3924-9534 (Karina) ou (12) 3924-9526 (Lucas); ou

Procedimentos e Modelos de Documentos para a Regularização dos Estágios

Os procedimentos que toda/o estudante de graduação da Unifesp-SJC deve concluir para regularizar e dar início a um estágio estão disponíveis para consulta neste link.

docs requer

Os modelos de documentos de estágio que deverão ser utilizados são os anexos a seguir:

Termo de Compromisso para Estágio Não Obrigatório – modelo

Plano de Atividades para Estágio Não Obrigatório – modelo

Termo de Compromisso para Estágio Obrigatório – modelo

Plano de Atividades para Estágio Obrigatório – modelo

Termo Aditivo de Estágio – modelo

Termo de Rescisão de Estágio – modelo

Caso a cedente julgue necessário que se adotem minutas de termos de estágio diversas das que estão aqui anexas, a aceitação do documento dependerá de sua prévia análise e aprovação pela Procuradoria Federal junto à Unifesp. O prazo necessário a esta análise é acrescido ao prazo total de atendimento do requerimento de estágio.

Divulgação de Vagas de Estágio

A fim de divulgar oportunidades de estágio/emprego aos estudantes dos cursos de graduação do Campus São José dos Campos da Unifesp, basta a empresa enviar as informações e arquivos de imagem de suas vagas para o endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..