Colação de Grau - Orientações

Orientação a formandas e formandos dos cursos de graduação da Unifesp-SJC

As orientações desta página se dirigem a você, estudante, que neste momento já tenha cumprido todas as exigências curriculares descritas no projeto pedagógico do seu curso de graduação na Unifesp-SJC, ou que venha a acabar de completá-las ao término do período letivo corrente.

Se este é o seu caso, veja a seguir o que você precisa saber e os procedimentos que deverá realizar a fim de participar da próxima colação de grau e concluir a sua graduação.

 

COLAÇÃO DE GRAU – o que é?

É o ato oficial e administrativo da Universidade por meio do qual a/o estudante concluinte é investida/o na posse de grau acadêmico a que tem direito por haver cumprido integralmente as exigências descritas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação no qual estiver matriculada/o.

É um ato oficial e público, sem o qual a/o estudante não faz jus ao diploma.

 

O QUE FAZER

1º – Faça a conferência do seu histórico escolar e certifique-se de que ao término do período letivo você possa ter concluído todos os componentes curriculares obrigatórios e a carga horária total prevista na estrutura curricular do seu curso, sem nenhuma pendência acadêmica;

2º – Acesse o portal do INEP (consulte estes links: http://portal.inep.gov.br/enade e http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/) e verifique a regularidade da sua situação perante o ENADE (Exame Nacional do Desempenho do Estudante). Obs.: (1) Em caso de dúvida em relação ao ENADE, a/o estudante pode entrar em contato com a Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. (2) Estudantes do BCT não realizam ENADE, e portanto, podem desconsiderar essa verificação;

3º – No período estabelecido, entregue à Secretaria de Graduação todos os comprovantes de realização de atividades complementares. Consulte as instruções da página da Secretaria de Graduação, neste link;

4ºNão é necessário o preenchimento de nenhum formulário para indicar a expectativa de participação na colação de grau do seu curso;

– Após o encerramento do semestre letivo, consulte a relação oficial de estudantes aptas/os a colar grau, a ser publicada pela coordenação do seu curso.

 – Em até 20 dias após o encerramento do semestre letivo, faça o depósito do trabalho de conclusão de curso no Repositório Institucional da Unifesp, de acordo com a PORTARIA PROGRAD N. 3/2021. Estudantes do BCT são isentas/os dessa obrigação.

 – Se você possui um contrato de estágio vigente, siga as orientações apresentadas na próxima seção desta página.

 

ESTUDANTES CONCLUINTES COM ESTÁGIO ATIVO

Todas/os formandas/os com estágio ativo deverão protocolar um Termo de Rescisão (TR) no sistema on-line de gerenciamento de estágios (ver página de estágios).

 

data de encerramento do estágio registrada no TR poderá ser, no máximo:

  • a de um dia antes do início do semestre seguinte ao da conclusão do seu curso, no encerramento do período de recesso escolar (com o início de um novo semestre letivo após a integralização, o contrato de estágio deixa de ter validade); OU
  • a de um dia antes da colação de grau,
o que ocorrer primeiro (colação ou início do novo semestre).
 
A fim de formalizar devidamente a rescisão e dar baixa no estágio, a/o estudante deve abrir um requerimento de acordo com as orientações disponíveis na seção

Alterações e rescisão do contrato de estágio

 
 
 
Atenção: estudantes do BCT que estejam realizando a migração para um curso específico e tenham interesse em continuar estagiando, deverão, obrigatoriamente, solicitar à empresa concedente o termo de rescisão e um novo Termo de Compromisso de Estágio (com os dados do curso específico) com início da vigência previsto para o dia seguinte à data registrada no termo de rescisão: se o termo de rescisão especifica a data do término do estágio vinculado ao BCT no dia X, então o novo contrato registrará a data de início do estágio vinculado ao curso específico já no dia seguinte, em X+1. Desse modo, não haverá descontinuidade. Após receber da empresa o novo TCE, deverá abrir uma solicitação de início de estágio no sistema on-line.
 
Obs.:
- Observe que não haverá descontinuidade nas atividades de estágio, pois o contrato vinculado ao BCT será encerrado em um determinado dia e o novo contrato já estará vigente a partir do dia seguinte;
- Protocolar os pedidos em no sistema on-line com antecedência, pois do envio da solicitação via sistema à data de início do estágio, deve ser observado o prazo de 10 (dez) dias úteis (conforme Art. 127, §1º, alínea b, do Regimento Interno da Graduação da Unifesp).
 
Em caso de dúvidas, escrever para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

CONCLUINTES

Após o fechamento da pasta verde, as coordenações de curso fazem a análise dos históricos escolares das/os prováveis concluintes. Com o cumprimento da totalidade dos requisitos curriculares pela/o estudante, a alteração do registro acadêmico da situação "em curso" para "concluinte" é compulsória, como esclarece a Portaria a seguir:

 

PORTARIA PROGRAD Nº 10 DE 18 DE SETEMBRO DE 2019 

 

Os nomes de estudantes aptas/os a colar grau são automaticamente incluídos na relação oficial de discentes que devem participar da colação de grau.

 

LISTAS DE FORMANDAS/OS

As listas oficiais são publicadas após o fechamento do sistema Pasta Verde. No lado inferior do quadro, realize a consulta selecionando a lista de formandas/os do respectivo curso:

À direita, note a presença da barra de rolagem: utilize-a para percorrer toda a extensão da lista.

ATENÇÃO: Todo estudante com o nome na lista deverá escrever para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a fim de verificar a pendência de documentos relacionados à emissão de diploma.

Em caso de dúvida, entre em contato com sua coordenação de curso. Consulte o endereço de e-mail nesta página, na seção DÚVIDAS (veja abaixo). 

 

FORMATO DA COLAÇÃO DE GRAU

Atualmente a Unifesp disponibiliza o formato de colação de grau administrativa.

A chamada Colação de Grau Administrava é realizada por meio eletrônico, de modo remoto, sem cerimonial e sem impressão de documentos.

O procedimento consiste no ato de assinatura eletrônica da ata de colação de grau pela/o estudante mediante o acesso ao sistema SEI! da Unifesp, sendo realizado em data e horário predeterminados pela direção do Campus SJC. Desse modo, não há necessidade de comparecimento ao Campus.

A Ata de Colação de Grau é o documento que oficializa a relação de estudantes concluintes que integralizaram o curso. Considera-se formada/o a/o estudante concluinte que tenha assinado a Ata de Colação de Grau.

Certificados de colação de grau digitais são emitidos para formandas e formandos que tenham assinado a ata. São enviados aos respectivos endereços de e-mail após a colação de grau, e a sua validade pode ser verificada por meio de código de certificação eletrônica. O prazo de envio do certificado de colação de grau é de 1 (um) a 5 (cinco) dias úteis após a data da colação.

Formandas/os que eventualmente deixem de atender à convocação de assinatura da ata são consideradas/os ausentes da colação, devendo solicitar novo agendamento de colação administrava, cuja nova data ficará a critério do Campus.

A formanda e o formando devem ficar atentes às orientações que serão enviadas ao seu endereço de e-mail institucional (@unifesp.br). É de responsabilidade de cada ESTUDANTE observar os prazos e procedimentos estabelecidos na Portaria de Colação de Grau, no Regimento Interno da Graduação e no Estatuto e Regimento da Unifesp, bem como acompanhar eventuais alterações normativas por meio da página da Pró-Reitoria de Graduação na internet, no endereço eletrônico http://www.unifesp.br/reitoria/prograd/.


ATENÇÃO: As instruções sobre os procedimentos preparatórios para a participação da colação de grau são enviadas individualmente para os endereços de e-mail de formandas e formandos. As mesmas orientações também podem ser consultadas AQUI. Leiam e sigam com a máxima atenção.

 

DATA DA COLAÇÃO DE GRAU

Estudantes concluintes devem colar grau em data e horário definidos pela Direção do Campus SJC em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação.

A data é publicada na página da Pró-reitoria de Graduação (https://www.unifesp.br/reitoria/prograd/). A divulgação também é realizada por meio dos canais oficiais de comunicação do Campus SJC. Fique atenta/o aos informes encaminhados ao grupo de correio eletrônico dos discentes de graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

A Pró-Reitoria de Graduação torna pública a data oficial da colação de grau de formandas e formandos do Campus SJC do 1º semestre de 2024:

** A definir **

 

 

SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS

Há algumas hipóteses excepcionais em que é facultado a um/a estudante concluinte requerer o adiantamento da sua outorga de grau. A seguir, consulte a Instrução Normativa e saiba quais são as situações excepcionais que se enquadram como justificativa para solicitar a outorga de grau anterior à colação ordinária:

 

INSTRUÇÃO NORMATIVA SAG Nº 4/2021

 

A fim de solicitar que, excepcionalmente, por motivo justificado, a outorga de grau seja realizada em data anterior à agendada para a colação de grau ordinária, a/o estudante deverá:

(1) encaminhar o requerimento por meio do sistema de peticionamento eletrônico.

(2) anexar ao processo as cópias digitalizadas de documentos que comprovem que sua situação se enquadra em um dos casos excepcionais aceitos como justificativa para antecipar a colação de grau.

Prazo para solicitação: entre a data da abertura da solicitação pelo requerente no sistema e a data pretendida para a colação de grau antecipada deve haver um intervalo de pelo menos 11 (onze) dias úteis.

IMPORTANTE: Em caso de deferimento do pedido, o agendamento da colação de grau extraordinária será realizado com base na disponibilidade de prazos dos setores acadêmicos da instituição; a/o estudante receberá as devidas instruções no endereço de e-mail cadastrado.

 

DÚVIDAS

Dúvidas relativas ao cumprimento de requisitos curriculares devem ser encaminhadas ao endereço de e-mail da coordenação do respectivo curso. Confira a seguir:

CURSO

E-MAIL DA COORDENAÇÃO

BCT

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BCC

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BIOTEC

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BMC

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ENG. BIOMÉDICA

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ENG. DE COMPUTAÇÃO

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ENG. DE MATERIAIS

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Para esclarecer dúvidas especialmente quanto a procedimentos e prazos, entre em contato com a Divisão de Assuntos Educacionais, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..